Estudantes Seduc do curso técnico em Enfermagem participam de campanha de vacinação contra Influenza

Os estudantes Seduc do curso técnico em Enfermagem do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva, localizado no município de Paulistana, tiveram a oportunidade de colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. Por meio do estágio supervisionado do curso técnico, os alunos realizaram um dia de vacina contra a Influenza para acamados e domiciliados da região.

De acordo com a professora responsável pelo estágio supervisionado, Ana Paula da Silva, a campanha de vacinação contra Influenza acontece anualmente no intuito de combater as síndromes gripais. “Os idosos acamados e domiciliados fazem parte do grupo de risco e por não conseguirem se locomover até a unidade básica de saúde, surgiu a iniciativa de levarmos os alunos para vivenciarem na prática essa experiência”, revela a professora.

O estudante do centro de ensino, Tommy Lee Jones, está estagiando com a supervisão da professora na Unidade Básica de Saúde de São Francisco e revela como foi sua experiência com a ação realizada. “Para mim foi uma experiência muito incrível onde pudemos estar mais próximos dos pacientes e auxiliando para o cuidado com a saúde. Com a orientação e ensino da professora nós conseguimos entregar um melhor atendimento com segurança e qualidade”, afirmou o aluno.

Para a aluna Eveline Pereira foi uma importante oportunidade de colocar seus estudos em prática. “Fomos vacinar as pessoas que são acamadas da região e tivemos a chance de colocar em prática a nossa função que iremos exercer. Foi uma ótima experiência poder participar dessa campanha, tendo em vista que essas pessoas não podem se locomover até a unidade básica de saúde e nós fomos até os domicílios deles para estabelecer o acesso deles”, acrescentou.

O curso técnico em Enfermagem do CETI Lucinete Santana tem proporcionado aos estudantes diversas atividades, como: atualização de caderneta vacinal, verificação de sinais vitais, administração de medicamentos, visitas domiciliares, observação e auxílio no acompanhamento pré-natal, observação e auxílio no acompanhamento de Puericultura, observação e auxílio em Citologia oncótica, palestras e atividades educativas na UBS e nas escolas, ?verificação de glicemia capilar e auxílio em troca de sondas.

“Essas atividades são muito importantes para ajudar os alunos no desenvolvimento de conceitos entre a teoria e prática, além de verem a importância da humanização dentro dos serviços de saúde”, completou a professora Ana Paula da Silva.