Estudantes Seduc de Teresina aprendem soluções por meio da Robótica

Os Estudantes Seduc do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Portal da Esperança, em Teresina, estão entusiasmados com as oficinas de Robótica. As oficinas são parte integrante da Matriz Curricular do Curso Técnico e Profissional em Administração para os alunos da 2ª Série do Ensino Médio.

O Professor da Disciplina de Oficina de Robótica, Emanoel Oliveira, afirma que a área requer que os alunos enfrentem desafios complexos e encontrem soluções por meio de pensamento crítico e resolução de problemas. Eles precisam projetar, programar e testar robôs para realizar tarefas específicas, o que promove o desenvolvimento de habilidades, como a criatividade.

“A gente espera que eles despertem o desejo de buscar cada vez mais o desenvolvimento na Ciência e na Tecnologia. Positivamente os nossos alunos vêm recebendo essa ação da Robótica por meio de oficinas que estão sendo administradas tanto em sala de aula quanto no Laboratório de Ciências”, comenta.

Uma das atividades realizadas pelos estudantes é o desenvolvimento de um braço robótico hidráulico com circuito elétrico totalmente feito de materiais recicláveis. Emanoel explica que a ação envolve a integração de dois sistemas distintos: o sistema hidráulico, que é responsável pelo movimento mecânico, e o sistema elétrico, que controla o funcionamento do braço robótico.

“Na sala de aula eles estão recebendo aulas práticas e desenvolvendo essas técnicas no Laboratório de Ciências. No local, desenvolvemos trabalhos voltados à Robótica com material de baixo custo ou recicláveis, como papelão, tesouras, garrafas pets, arame e seringas. Além disso, já tivemos aulas testando alguns componentes eletrônicos que temos na escola”, esclarece o Professor.

Ravena Araújo, uma das estudantes da 2ª série do Ensino Médio, conta da sua empolgação com as oficinas, uma vez que o aprendizado se torna mais atrativo e dinâmico. Segundo ela, é uma oportunidade para os alunos assumirem o protagonismo.

“Participar da oficina de Robótica tem sido uma experiência incrível para mim. Desde o início, tenho aprendido muitas coisas novas e que aprender na prática torna o ensino mais envolvente. A gente aprende sobre a pesquisa, o trabalho em equipe e a produção colaborativa com os colegas”, pontua a estudante.


Para o Secretário da Educação, Washington Bandeira, iniciativas como o ensino de Robótica no Ensino Básico fortalecem o processo de revolução tecnológica que vive o Estado do Piauí.

“O aprendizado lúdico e interativo auxilia os nossos jovens a se conectarem com o mundo do trabalho, que preza pela inovação e pelo conhecimento tecnológico. A possibilidade de criar soluções por meio da Robótica impulsiona o protagonismo estudantil e amplia oportunidades. Essa é a Educação que estamos apostando no Estado”, finaliza o Gestor.