Sonhos não envelhecem: aos 60 anos, Estudante Seduc da EJA busca vaga na universidade pelo Enem |
Mais de 100 mil Estudantes Seduc começam a ser preparados para SAEPI e SAEB
Mais de 100 mil estudantes Seduc participaram, nesta quarta-feira (27), do 1º Simulado SAEB 2024. Direcionado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o simulado tem o intuito de diagnosticar e acompanhar o desempenho dos alunos da Rede Estadual de Ensino, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de modo a subsidiar a reformulação e a implementação de políticas educacionais.
Durante o simulado, os estudantes respondem 26 questões de Língua Portuguesa e Matemática e têm oportunidade de testar conhecimento, se familiarizar com o estilo da prova e o tempo que ele leva para responder cada questão.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que essa ação é fundamental para fortalecer a qualidade do ensino dos estudantes. “Essa é uma oportunidade que toda a comunidade escolar tem de vivenciar situações semelhantes ao do dia da aplicação oficial de avaliações externas como SAEB e SAEPI e ainda de ampliar e fortalecer a responsabilidade de cada um durante esse processo. Estamos trabalhando para criar condições e obter os resultados daquilo que desejamos alcançar, que é mais qualidade no aprendizado do aluno. O reflexo disso será o primeiro lugar no Ideb”, enfatizou o secretário.
O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Isabel Moreira Gomes, do município de Piripiri, foi umas das 567 escolas que aplicou as provas. A gestora Auzenir Moraes destaca que a prova é de grande relevância pela oportunidade que alunos têm de revisar conteúdos do início do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
“Isso traz um diagnostico no qual podemos detectar o que o professor deve trabalhar em determinadas disciplinas. O Pré-Saeb enfatiza os descritores da Língua Portuguesa e da Matemática nas questões que são sempre contextualizadas. Isso facilita também para os professores revisarem as questões em sala de aula para que quando o aluno for fazer o Saeb, ele estar com os conhecimentos avançados e sem tanta dificuldade para solucionar as questões e com certeza vai melhorar bastante a nota do IDEB das escolas. Parabenizo a Seduc por essa iniciativa que irá deixar os nossos estudantes preparados para esse exame”, completa a gestora.