Mais de 200 alunos do Ceti Solange Viana assistem palestra sobre Educação e Cidadania no Trânsito

Os 202 estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Solange Sinimbu Viana Arêa Leão, localizado no bairro Promorar, participaram do ciclo de palestras sobre “Educação e Cidadania no Trânsito”, nesta terça-feira (19), para direcionar a prática pedagógica e a inclusão do tema nas escolas.

Mediada pelos profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a ação faz parte do Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito no estado.  Temas como Código de Trânsito Brasileiro, direção defensiva, noções para pedestres, ciclistas e motoristas, entre outros.

Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, que fazem o curso de Marketing Digital, aprovaram a atividade de conscientização no trânsito.

"Na palestra de trânsito debatemos vários temas importantes e recebemos informações sobre como devemos nos comportar nas ruas e avenidas para sermos responsáveis no trânsito", disse a jovem Luma Daniele.

Luís Eugênio afirmou que estará mais atento nas vias "Pela palestra, conseguimos entender que no trânsito, podemos contribuir informando as pessoas do nosso lado a andar de forma consciente, obedecendo as preferências da faixa de pedestre e respeitando as pessoas”, informou.

De acordo com a gestora, Ariadna Gonçalves, a atividade tem o foco na mudança dos indicadores por meio da prevenção junto aos estudantes do Ensino Médio e na formação de uma consciência sobre suas atitudes como usuários das vias de trânsito. “As atividades terão continuidade na disciplina de Educação no trânsito, hoje presente na matriz curricular das escolas Seduc. Como desdobramento desta atividade, os nossos estudantes terão visitas ao Detran e autoescolas para conhecerem o funcionamento destas instituições”, disse.

A Educação de Trânsito é uma das novidades da nova grade curricular implementada no ano de 2024 nas escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Para os estudantes do 2ª e 3ª série do Ensino Médio, a disciplina tem como objetivo oferecer cursos técnicos para a formação de futuros motoristas, além de capacitar os professores nesta temática e promover a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito por meio de ações específicas.