Secretário Washington Bandeira recebe visita dos 30 Deputados Estudantis do Projeto Parlamento do Futuro

Trinta Deputados Estudantis eleitos pelo Programa Parlamento do Futuro visitaram a Sede da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) nesta terça-feira (27). Os jovens, que são alunos da Rede Pública Estadual e estavam acompanhados pelos seus familiares e professores, foram recepcionados pelo Secretário da Educação, Washington Bandeira. 

Na ocasião, o Gestor apresentou as instalações do prédio e explicou que a Seduc é o braço do Governo Estadual responsável pela execução das políticas educacionais. 

“Tivemos uma ótima conversa sobre as experiências que nossos alunos e alunas estão vivenciando como Parlamentares. Além disso, eles trouxeram demandas e desafios de suas escolas e nós destacamos as ações e projetos do Acelera Seduc para a solução desses desafios, melhoria da qualidade educacional e geração de mais oportunidades para cada um deles. Em nossa gestão, os estudantes são protagonistas e têm participação ativa, em especial por meio dos Grêmios Estudantis. O Parlamento do Futuro é mais uma ação nessa linha de garantir aos nossos alunos e alunas uma Educação verdadeiramente integral e transformadora”, disse Bandeira. 


Luiza Maria foi a estudante eleita como Presidente da Mesa Diretora do Parlamento do Futuro. Ela fez história ao se tornar a primeira mulher a presidir a Casa em seus 189 anos de existência.

“Tem sido uma experiência maravilhosa. Estamos sentindo um acolhimento especial em cada Instituição. Mais que isso, estamos aqui representando outros jovens dentro da política, apresentando projetos que a juventude reivindica para a construção de uma sociedade melhor. É um prazer imenso estar aqui representando também as mulheres”, pontuou Luiza. 


A visita contou com a presença dos Deputados Estaduais Franzé Silva, Elisângela Moura, Gracinha Mão Santa, Francisco Limma. O Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), Franzé Silva, destacou a parceria da Escola do Legislativo com a Seduc e o Tribunal de Contas do Estado (TRE-PI) para o sucesso da iniciativa. 

“Esse projeto só foi possível por conta dessa harmonia que existe entre os Poderes. A Seduc, por exemplo, mobilizou as Gerências Regionais, os Gestores e Professores para que vocês, estudantes, pudessem participar. Agradeço ao Secretário Washington Bandeira que deu total apoio ao Parlamento do Futuro”, disse o Presidente da ALEPI, Franzé Silva. 

PARLAMENTO DO FUTURO

O projeto visa promover uma formação política e cidadã aos participantes, e pode resultar em novas leis estaduais, propostas pelos jovens. Os estudantes chegaram aos cargos após uma eleição para "Jovens Deputados Estaduais" envolvendo alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio de Escolas Públicas do Piauí. Os estudantes se dividiram entre eleitores e candidatos. Ao todo, foram 81 candidatos, de 21 escolas.

O pleito contou com participação do TRE-PI, que cedeu urnas eletrônicas para serem utilizadas para os estudantes votarem, além de ter treinado as equipes de trabalho que atuaram no dia da votação. Os candidatos integraram seis partidos temáticos, relacionados a áreas como saúde, educação, empreendedorismo e segurança pública.