Seduc amplia política de avaliação e aplica Simulado Mais Saeb 2025 para mais de 31 mil estudantes |
Piauí figura nas primeiras posições entre os estados com maior proporção de estudantes em escolas de tempo integral
O Piauí está entre os cinco estados brasileiros com a maior
proporção de alunos da rede pública de ensino matriculados em Tempo Integral,
apontou o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação – MEC,
nesta quinta-feira (22).
No Ensino Fundamental, o Estado ocupa o 2º lugar no ranking,
com 48,9% dos estudantes matriculados na modalidade. Já no Ensino Médio, com
45,4%, o percentual do estado é maior que o dobro da média nacional, que é de
21,9%.
Em 2022, o Piauí ocupava o 10º lugar no ranking do Ensino
Médio e saltou para a 4ª posição em 2023. Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, os dados
mostram o resultado do trabalho desta gestão, que tem como meta transformar
todas as escolas Seduc de Ensino Médio em Tempo Integral até 2026.
“Nossa meta é universalizar a Educação de Tempo Integral no
Estado. Em 2022, tínhamos 96 escolas de tempo integral. No primeiro ano de
governo Rafael Fonteles chegamos a 200 e nesse ano teremos 351 escolas. Isso
significa 70% das escolas de Ensino Médio sendo de Tempo Integral no Piauí”,
explica Bandeira.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de
informações da educação básica e a?mais
importante pesquisa estatística?educacional
brasileira. É coordenado pelo Inep?e realizado em regime de
colaboração entre as secretarias estaduais e
municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e
privadas do País.
A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e
modalidades da educação básica e profissional: Ensino Regular (Educação
Infantil e Ensino Fundamental e Médio); Educação Especial (escolas e classes
especiais); Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação?Profissional e Tecnológica
(cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação
profissional).
A pesquisa estatística tem caráter declaratório e é dividida
em duas etapas. A primeira?coleta
informações sobre os estabelecimentos de ensino,
gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Já a segunda coleta informações sobre
o movimento e o rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.