Inscrições para o Seduckathon vão até 09 de fevereiro

O prazo para as inscrições da competição de programação SEDUCKATHON continua até o dia 09 de fevereiro e os estudantes matriculados nos cursos técnicos Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) podem participar e concorrer ao intercâmbio para os Estados Unidos.

Inscreva-se por meio do endereço: seduc.pi.gov.br/seduckathon.

Intercâmbio em Boston

Durante a estadia em Boston, os estudantes piauienses irão participar de aulas de programação na escola de Ensino Técnico e Profissional Worcester Technical High School.

A Worcester Technical oferece o ensino técnico em setores de alta demanda como tecnologia da informação, engenharia, saúde e automação avançada. Durante a estadia, os alunos participarão de atividades de imersão em cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais.

Outro benefício para os estudantes está na oportunidade de explorar a cidade de Boston entre as atividades de intercâmbio programadas, explicou Paulo Henrique Pinheiro, Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA) da Seduc.

“Estão programados passeios turísticos, visitas a museus, dentre outras atividades dentro da escola. Esses alunos e professores, além de obviamente estar se aprofundando nos conhecimentos específicos da área de programação, vão também se aproximar da língua inglesa, da cultura norte-americana”,

Preparação com aulas de inglês e Documentação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai cuidar do trâmite da emissão do passaporte e visto norte-americano sem custo para os 20 alunos e quatro professores que farão o intercâmbio. Eles receberão, ainda, auxílios para custear a experiência nos Estados Unidos.

Após a seleção dos estudantes Seduc por meio do SEDUCKATHON eles irão se aproximar de estudantes e de professores da escola americana e irão se preparar para o intercâmbio, durante quatro meses.

Para aprimorar o conhecimento e fluência da língua inglesa, os intercambistas participarão de aulas intensivas da língua inglesa promovidas pela Seduc antes da viagem.

“Eles receberão ajuda de custo para se manter lá nos Estados Unidos durante esse mês e ainda receberão curso intensivo de inglês durante quatro meses, entre abril e setembro, para que eles cheguem lá já nivelados na língua inglesa. A imersão inclui atividades on-line e com os colegas e professores para que eles cheguem familiarizados com a cultura de Boston”, informa o superintendente.

Como é a Worcester Technical High School

A escola de Ensino Técnico e Profissional Worcester Technical High School oferece cursos em 23 Áreas técnicas para 1.400 estudantes.

Os alunos receberão um ambiente de aprendizado com base nas iniciativas STEM (focadas em disciplinas ciências, tecnologia, engenharia e matemática), integradas para garantir uma carreira e faculdade que possam competir globalmente.

Conheça os cursos

Os cursos envolvem quatro macroáreas acadêmicas e diversas microáreas técnicas.

- Construção de Coghlin: carpintaria; em programa Eletrotécnica; Design de Interiores e Decoração; Encanamento e instalação de tubos; instalação, serviço e manutenção de sistemas de Aquecimento, Ventilação, Ar-Condicionado e Refrigeração (HVAC&R).

- Manufatura Avançada (Alden): máquinas e tecnologia de fabricação avançada; Reparo de automóveis; Tecnologia de Automóveis; Tecnologia de Robótica e automação; soldação; e criação de modelos, desenhos e esboços 3D para Engenharia e Arquitetura.

- Aliada de Saúde e Serviços Humanos: Saúde e trabalhos clínicos (de enfermagem e primeiros socorros); Biotecnologia, Tecnologia Ambiental; Assistência Veterinária, Cosméticos; e de Primeira Infância (habilitado para o desenvolvimento infantil).

- TI e Serviços de Negócios:   Artes culinárias; Finanças, Marketing e Gestão de Negócios; Gestão de Hotelaria; Serviços de Suporte e Rede de Informação; Programação e Desenvolvimento Web e Comunicação Gráfica.