Dia do Leitor: Seduc incentiva jovens escritores em projetos de leitura nas escolas
Neste domingo, 7 de janeiro, celebra-se o Dia do Leitor,
data que homenageia os autores que se dedicam à arte de escrever livros ou
amantes do universo literário. As escolas da Secretaria de Estado da Educação
(Seduc) têm investido em diferentes estratégias para incentivar a escrita e o
hábito da leitura junto aos estudantes.
O incentivo à escrita tem resultado em premiações para os
estudantes Seduc, como a jovem Sarah Emily, estudante da 1ª série do Ensino
Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida
Sousa. A estudante é vencedora piauiense da 52ª edição do Concurso
Internacional de Redação de Cartas dos Correios.
“A leitura é importante porque permite que a pessoa que
lê conheça outros universos e mundos. Acredito ser essencial ter familiaridade
com a escrita e a leitura desde a infância e foi algo em que fui muito
incentivada pelos meus pais e que me abriu portas para muitas oportunidades e
novos desafios. A experiência de vencer um concurso desse porte foi muito
gratificante para mim enquanto aluna da rede pública”, conta a estudante.
Para atrair os jovens ao universo literário, a gestão
escolar do CETI Nossa Senhora da Paz, em Teresina, criou a Academia de Letras
Juvenil Nossa Senhora da Paz (Alejunsp). Assim como a Academia Brasileira de
Letras, os estudantes têm seus assentos patronados por importantes escritores
brasileiros e são incentivados a produzir textos e livros.
A estudante Claudyana Lopes tem uma das 28 cadeiras e
conta como a leitura faz parte da sua rotina. “Ler se tornou uma rotina
essencial na minha vida. Me ajudou a compreender a minha própria essência”,
relata.
Claudyana tem aproveitado a experiência de participar da
academia literária para enriquecer sua escrita. “Quando descobri que na minha
escola existia uma academia de letras eu me encantei e sabia que faria parte
dela. Foi interessante descobrir a forma que os outros membros interagiam com o
mundo dos livros e da escrita. Cada um tem sua peculiaridade com a escrita”,
descreve.
Um dos exemplos de incentivo à leitura que tem resultado
no desenvolvimento da escrita é Maria Eduarda, estudante do Centro Estadual de
Tempo Integral (CETI) Domingos Alves da Costa, em Demerval Lobão, que vem
produzindo contos a partir do contato com a literatura em sala de aula.
“Assim que amadureci o meu interesse pela leitura,
comecei a intensificar as minhas leituras. Já li em média de 50 livros”,
comenta Maria Eduarda.
Inspirada pela leitura, a estudante tem se aventurado a
pôr no papel suas próprias histórias. “Adoro escrever sobre fantasia e romance,
é como se eu estivesse viajando para um lugar que ninguém conhece e conhecendo
criaturas que ninguém nunca viu, é como se estivesse escapando para outra
realidade. É isso que eu coloco nos meus livros, experiências novas para as
pessoas se surpreenderem e se emocionarem”, conta a jovem escritora.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), recentemente,
lançou o programa de fortalecimento do ensino e aprendizagem da literatura
piauiense, em parceria com a Academia Piauiense de Letras (APL), denominado
“Conhecendo a Literatura de Expressão Piauiense”.
O projeto será aplicado nas escolas em 2024 e incluirá
diversas atividades direcionadas aos professores de Língua Portuguesa, com
formações sobre a temática de Língua Portuguesa; e aos estudantes com
apresentações da história da literatura piauienses, obras e aquisições de
livros.
“Na nossa gestão as ações de incentivo à leitura estão
fortalecidas dentro e fora do ambiente escolar. Temos incentivado projetos em
diferentes níveis com o desenvolvimento da proficiência leitora e escrita e o
senso crítico nos estudantes do Ensino Médio da Seduc”, destaca o secretário de
Estado da Educação, Washington Bandeira.
Dia do Leitor – A data surgiu em homenagem à
criação do jornal diário "O Povo", fundado pelo poeta e jornalista
Demócrito Rocha. O jornalista criou o periódico em 1928 e foi um importante
divulgador do movimento modernista literário cearense nas primeiras décadas do
século 20.