Em Demerval Lobão, Seduc entrega modernização de escola em Tempo Integral

Seguindo a agenda de universalização do ensino de Tempo Integral no Piauí, mais um novo espaço educacional foi entregue, nesta sexta-feira (22), aos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Domingos Alves da Costa, na cidade de Demerval Lobão.

A ação faz parte do programa “Moderniza Seduc”, em que diversas escolas estão sendo aprimoradas e modernizadas para gerar condições adequadas de aprendizagem aos alunos Seduc. Este ano, o governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, entregaram mais de 20 obras de reforma, ampliação, modernização e climatização para atender os estudantes em todo o estado.

Segundo o secretário da Educação, Washington Bandeira, a modernização das escolas representa mais uma etapa concluída do processo de universalização do ensino de Tempo Integral.

“Vamos transformar a infraestrutura de todas as escolas de Ensino Médio da rede Seduc para que elas fiquem no modelo ideal para o tempo integral, formato de educação que nós estamos implementando. Levaremos, da capital ao interior do estado, uma infraestrutura de qualidade para as escolas, para que os nossos alunos possam se dedicar cada vez mais aos estudos e terem mais e melhores condições e oportunidades de sucesso em suas vidas”, disse o secretário.

No CETI Domingos Alves da Costa, o valor total da obra foi de R$ 1.342.881,36, investidos na estrutura da escola e para os materiais e equipamentos adquiridos em benefício dos estudantes.

O governador Rafael Fonteles destacou o potencial do ensino de Tempo Integral para transformar a realidade educacional no município. “Temos colocado nas escolas o padrão de qualidade que nós queremos universalizar. Os investimentos passam pela estrutura física e tecnológica, bem como nos programas pedagógicos que vão potencializar essa qualificação dos estudantes. Esta escola se tornou de tempo integral este ano e com a entrega da nova infraestrutura iremos colher todos os benefícios deste modelo com alunos aprendendo mais, tendo oportunidade de cultura, de esporte e de uma formação profissional”, avaliou o gestor.

A escola contará em sua estrutura com seis salas de aula, sala de AEE, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, diretoria, secretaria, coordenação, depósito, cozinha, banheiros, quadra poliesportiva, área de vivência, além da climatização e instalação de subestação no espaço educacional.

Vice-presidente do Grêmio do Ceti e monitora de matemática do Oportunidade Jovem, a estudante Caroline Santos projeta um futuro de oportunidades a partir da escola modernizada.

“Um novo capítulo em nossas vidas começa a ser escrito. Agradeço ao governador Rafael Fonteles e o secretário da educação, Washington Bandeira, pela sensibilidade com o futuro da juventude da minha querida Demerval Lobão por nos preparar adequadamente e estruturarem o nosso estado para que no futuro próximo os jovens possamos ter a certeza de uma vaga no mercado de trabalho”, aspira.

O CETI Domingos Alves da Costa, escola jurisdicionada à 18ª Gerência Regional de Educação (GRE), foi fundada em 1986 e faz parte das 104 escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que se tornou de Tempo Integral este ano. O centro de ensino oferta os anos finais do Ensino Fundamental (8° e 9° ano) e Ensino Médio.