Projeto da Seduc irá desenvolver a formação cidadã dos estudantes por meio da literatura piauiense

Professores, superintendentes, gerentes e estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estiveram reunidos na manhã dessa segunda-feira (18), no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiências Visuais (CAP), localizado no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, para participar da aula inaugural do projeto de Leitura Literária intitulado “Conhecendo a Literatura de Expressão Piauiense”.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que o programa será um fortalecimento do ensino e aprendizagem da literatura piauiense nas escolas Seduc, em parceria com a Academia Piauiense de Letras (APL). “Hoje nós estamos vivenciando mais um momento histórico na nossa gestão por meio desse lançamento, que considero ser o maior programa de fortalecimento do ensino da literatura de expressão piauiense na educação do Piauí, em especial nas escolas Seduc. Eu repito que nós estamos não só fazendo história, mas estamos dando materialidade, concretude e garantia a este direito dos nossos estudantes de conhecerem as grandes obras da literatura piauiense. Queremos formar o espírito cidadão dos nossos jovens por meio da leitura da literatura de expressão piauiense”, declarou o secretário.

O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, acrescenta que o lançamento do programa marca um dia histórico para a literatura piauiense. “A Secretaria de Estado da Educação dá vida a uma letra morta da constituição do Piauí e de várias outras leis estaduais. Na Seduc, essa ideia do ensino de literatura na atual administração foi acelerada e, agora, está ganhando corpo. O projeto está bem feito e foi realizado com empenho, com zelo, com competência e com dedicação por toda a equipe. Esse projeto do Piauí vai servir de modelo nacional e o Piauí vai contar uma nova história sobre a literatura piauiense”, afirmou o presidente.

A aula inaugural foi ministrada pela professora Socorro Magalhães e teve como tema “Literatura de expressão piauiense nas escolas: potencialidades para a formação de estudantes leitores”, trazendo relação das obras literárias, um panorama histórico e abordagem pedagógica da Literatura Piauiense. A aula foi transmitida ao vivo pelo Youtube, no Canal Educação, para todo o estado do Piauí.

“Esse é mais um projeto de formação de professores e, com essa aula inaugural aqui hoje, e com essa proposta de aquisição de livros, iremos garantir uma leitura qualificada. Essa é a primeira de várias formações que ocorrerão no decorrer do próximo ano. Nós, efetivamente, colocaremos a lei dentro da sala de aula e os nossos estudantes terão a oportunidade de conhecer a história e a literatura piauiense. Esse é o nosso foco e é por isso que nós acreditamos nessa melhoria da qualidade educacional", acrescenta a Superintendente de Educação Básica da Seduc, Viviane Faria.

O projeto de literatura tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento da proficiência leitora e escrita, e a criticidade no estudante do Ensino Médio da Seduc por intermédio da literatura de expressão piauiense, para que interaja e possa integrar a sua realidade na condição de cidadão crítico, apto a exercer o seu direito de acesso e fruição da produção artístico-literária. O projeto incluirá diversas atividades, utilizando procedimentos metodológicos direcionados para dois públicos, sendo os professores de Língua Portuguesa e os estudantes.