Seduc capacita 108 municípios do Projeto Trilhas

 
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Instituto Natura, realizará, até o início de julho, a formação de 108 municípios no Projeto Trilhas. O objetivo é desenvolver competências e habilidades de leitura e escrita em crianças de 4 a 6 anos, promovendo a melhoria da Educação Infantil .



"Foram selecionados inicialmente 145 municípios que apresentam baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento Básico da Educação). Destes, 108 se apresentaram para a formação que foi dividida por grupos de municípios", explica Jane Cornélio, coordenadora de Alfabetização e Correção de Fluxo da Seduc.



A formação beneficia professores do 1° ano do Ensino Fundamental. Estes, levam para seus municípios, além do conhecimento, dez kits com jogos e acervos literários do projeto que os auxiliará no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos.

A professora do município de São Julião, Rosiane Granja, destaca que um professor bem preparado pode realizar um ótimo trabalho na alfabetização de crianças. "Esperamos que as propostas de atividades sugeridas nos materiais que estão sendo distribuídos nos credenciem para a qualidade do planejamento e da realização das atividades práticas", frisa.



O Projeto Trilhas propõe um contexto favorável ao processo de alfabetização e, consequentemente, para o alcance da meta 6,0 pontos estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2022.