Seduc e SSP se reúnem para discutir novas ações do Plano de Segurança e promoção da Cultura de Paz nas escolas

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve reunido nesta quarta-feira (08) com o secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, e equipe da SSP para alinhamento sobre o reforço da segurança no entorno das escolas da rede estadual e novas ações do Plano de Segurança e promoção da Cultura de Paz nas escolas, lançado em abril desse ano.

“As Políticas de Proteção do Ambiente Escolar são prioridades dessa gestão e desde o início do ano uma série de medidas foram tomadas por parte da Seduc para prevenir e combater a violência em nossas escolas como, por exemplo, orientamos as escolas para que elas elaborassem um plano de segurança, ampliamos a atuação das equipes multiprofissionais nas escolas promovendo mais ações de orientação e prevenção, contratamos novos psicólogos e assistentes sociais para atuarem nessas equipes, contratamos novos agentes de portaria e capacitamos esses profissionais para garantir um ambiente escolar seguro e estamos em processo de licitação para contratar serviço de vigilância eletrônica que será instalado nas escolas estaduais de Teresina e Parnaíba. Agora, estamos reunidos novamente com a SSP para alinhar novas ações e avançar no que já vem sendo feito”, detalhou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

As novas ações do Plano de Segurança e promoção da Cultura de Paz nas escolas, discutidos durante a reunião,  têm como foco fazer o diagnóstico dos estudantes, mapeando aqueles que são mais vulneráveis, e aproximar as forças de segurança da comunidade escolar, implementando iniciativas de prevenção a todos os tipos de violência dentro e fora da escola.  

“Iremos realizar junto com a SSP um diagnóstico de risco social dos nossos estudantes para mapear e saber quem são e onde estão os mais vulneráveis e, a partir desses dados, traçar as estratégias de atuação a curto, médio e longo prazo. O nosso objetivo é construir uma rede de apoio e proteção às nossas crianças, jovens, professores e toda a comunidade escolar”, explicou Washington Bandeira.  

Durante a reunião, o secretário da Educação pediu mais informações sobre a investigação do caso do jovem Marcos Vinicius da Costa Barros e solicitou reforço no policiamento no entorno da Unidade Escolar Professor Camilo Filho, coabitada no prédio do Ceti Professor Antônio Tarciso Pereira e Silva, localizado na Vila Santa Bárbara, zona leste de Teresina.  

“Já solicitei à Polícia Militar que reforce o patrulhamento na Vila Santa Barbará e no bairro Árvores Verdes. Além disso, muito em breve a Polícia Civil dará uma resposta à sociedade com a identificação e prisão dos envolvidos na morte do jovem Marcos Vinicius”, garantiu o secretário de segurança, Chico Lucas.