Dia da Escola: Como a universalização do Tempo Integral Está Transformando a Educação do Piauí |
Escolas diversificam preparação dos estudantes para o Enem
Às vésperas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem), aplicadas no domingo (5), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc)
tem diversificado as estratégias de revisão, principalmente por meio do projeto
Novo Pré-Enem Seduc. Mas os estudantes da Rede Estadual contam ainda com
metodologias específicas em cada unidade educacional, pensada pelos gestores
escolares e pelas equipes pedagógicas.
A Unidade Escolar Ferdinand Freitas, por exemplo, localizada
no município de José de Freitas, engajou os estudantes da 3ª série do Ensino
Médio na véspera da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem). Os professores revisaram os conteúdos das competências e habilidades em
Linguagens e Matemática.
“Desde o mês de abril a
Unidade Escolar Ferdinand Freitas tem feito atividades focadas no Enem e SAEB
para 97 alunos. A professora Antônia, semanalmente, ministra aulas extras de
redação no turno da noite em José de Freitas. Os alunos se sentem motivados em
participar de um curso de redação de alto nível, ficam mais confiantes e
produzem excelentes textos. Na parte de Matemática, o professor Izael ministra
aulas com revisões e resolução de questões também com foco nas duas provas”,
conta a diretora Marinete Dias.
O estudante Rômulo Amorim, da 3ª Série do Centro Estadual de
Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos, conta que uma estratégia que
foi oferecida pela escola nas semanas que antecedem as provas foram as técnicas
de relaxamento e concentração.
“Na nossa escola, estávamos
desde o início do ano nos preparando com simulados, redações para que a gente
consiga fazer uma boa prova. E nos últimos dias nossos professores ensinaram,
inclusive, as técnicas de relaxamento e concentração para que possamos nos
sentir mais tranquilos na hora da prova. É uma preparação que vai além do
conteúdo programático, foca também na parte emocional”, conta.
Para o secretário de Estado da Educação,
Washington Bandeira, a busca por metodologias ativas de ensino e a formação
continuada de professores e gestores são políticas decisivas para oferecer um
ensino de qualidade nos centros educacionais estaduais. “Já realizamos nesse
ano ações de formação continuada voltadas para a recomposição da aprendizagem
em língua portuguesa e matemática, SAEB e gestão escolar. Esse aperfeiçoamento
da prática pedagógica em sala de aula pretende tornar o ensino-aprendizagem cada
vez mais atrativo e inclusivo para nossos estudantes. A nossa missão é muito
clara: gerar mais oportunidades para eles”, finaliza o gestor.