Estudantes de Floriano participam de trilha ecológica na semana do meio ambiente



No último sábado (8), os alunos do programa Projovem Urbano de Floriano fizeram uma trilha ecológica na localidade Tabuleiro do Mato, situada na zona rural a cerca de 10 km do município. O estudo de campo faz parte das atividades da disciplina Ciências da Natureza ministrada pela educadora e bióloga Húmberila Melo, que resolveu comemorar a semana do meio ambiente com uma aula ao ar livre.


Acompanhados pelo biólogo Pedro Henrique e os guias Valdemir Oliveira e Francisco dos Passos, que são moradores da localidade, o grupo conheceu as belezas naturais da zona rural de Floriano.

"Queremos preservar a nossa região, por isso, fizemos um trabalho de conscientização com a comunidade. Agora, a meninada visita esses locais e já sabe que não pode destruir, e sim preservar. Os moradores mais velhos já ensinavam sobre a riqueza que vem da mata, agora é a nossa vez de repassar isso a nova geração", disse Valdemir Oliveira, guia da trilha.


Com a ajuda do biólogo Pedro Henrique, a educadora Húmberila ensinou aos alunos a diversidade da mata, a necessidade da preservação e como a biodiversidade é importante para o lugar. Durante a aula passeio estudaram a mata nativa com sua fauna e flora.

"Os alunos sempre questionavam em sala de aula quando o assunto era natureza, então resolvemos levá-los para o campo, mostrar o que Floriano tem de bom e bonito. Falar sobre preservação e compartilhar da sabedoria popular fazendo assimilações dos conteúdos ensinado na escola", afirmou Húmberila Melo, educadora do Projovem Urbano.

Podem participar do programa jovens alfabetizados, mas que não concluíram o ensino fundamental. Durante o curso, os alunos recebem todo o material didático, iniciação profissional e uma bolsa-permanência de R$ 100,00 mensais. A contrapartida do aluno é frequentar, pelo menos, 75% das aulas.