Educadores participam de formação para a Educação Especial Inclusiva

A 21ª Gerência Regional de Educação (GRE) realizou mais uma ação para o fortalecimento do trabalho de suas equipes com a pauta “Educação Especial Inclusiva”. Trata-se de uma formação de educadores em uma perspectiva inclusiva, com intercâmbio de experiências, integrando as Secretarias de Educação do Município e do Estado. O encontro faz parte de um Programa de Formação da 21ª GRE da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), com convite para equipes de diversos setores da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec).

A formação teve como público-alvo os profissionais das Salas de Recursos, os profissionais de apoio, representantes de professores, coordenadores e diretores das escolas, a Equipe Multiprofissional, Técnicos de Ensino e de Gestão da GRE, bem como alguns convidados representantes do Conselho Tutelar. O momento contou ainda com a participação da gerente da 21ª GRE, Clarisse Veloso; da gerente da Educação Especial, Eleonora de Sá; da técnica Rejane Palácio, representando a Seduc; da coordenadora de Ensino, Kelly Sousa; e da técnica Ana Izabel, da 21ª GRE.

Com uma fala motivacional, a gerente da 21ª GRE, Clarisse Veloso, ressaltou a importância da pauta de Educação Especial Inclusiva. “Na nossa jornada rumo à inclusão, acreditamos que todos os alunos merecem oportunidades iguais para aprender e crescer.  Valorizamos cada indivíduo e reconhecemos que cada aluno é único, com habilidades e desafios distintos. Nossa missão é fornecer um ambiente educacional acolhedor, adaptado e inclusivo para atender às necessidades de todos os estudantes”, declara a gerente.

Na ocasião foi abordada a “Divisão de Educação Inclusiva da SEMEC”, com condução da professora Amanda Kárdia e toda sua equipe técnica e de formação da Semec, que trouxeram compartilhamentos de práticas valiosas para serem creditadas às vivências de todos os presentes e refletidas na vida dos alunos.

A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, destaca a necessidade da abordagem da pauta de Educação Inclusiva para propiciar igualdade aos estudantes. “É muito importante ver educadores tratando de uma agenda que cuida do público da pessoa com deficiência, não só olhando para a prática na sala de aula, na escola, nos espaços urbanos, mas também cuidando de pesquisas que tratam do atendimento de educação especializada. A Secretaria da Educação, tem apoiado formações como essa por proporcionar mais relevância ainda a esse tema, pois não é só sobre cuidar da meta do Plano Nacional de Educação, mas enxergar a academia participando da necessidade de pensar educação, pensar pesquisa, na perspectiva de olhar para a pessoa com deficiência, sempre olhando para melhores promoções de igualdade e equidade”, completa a superintendente.