Cerca de 50 mil estudantes da rede estadual participam de simulado que antecede provas do Saeb

Nesta quinta-feira (6), cerca de 50 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental participaram da 1ª edição do Simulado Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

O simulado é uma das ações do Projeto Avalia Mais, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), que tem o objetivo de diagnosticar e acompanhar o desempenho dos alunos da Rede Estadual de Ensino, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve acompanhando a aplicação das provas simuladas junto aos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Sinimbu Viana Area Leão, escola localizada no bairro Promorar, zona sul de Teresina. “O Avalia Mais é um preparatório idealizado sob a mesma matriz de prova do Saeb e que visa avaliar mais e melhor a aprendizagem os nossos alunos, em especial nas disciplinas de língua portuguesa e da matemática. A partir destes testes teremos um diagnóstico para realizar intervenções cirúrgicas de melhoria de desempenho em sala de aula”.

O simulado acontece em todas as unidades de ensino da Rede Pública Estadual e possui 52 questões objetivas, divididas entre os componentes de Língua Portuguesa e Matemática. Para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, o Simulado Saeb também serve de preparação para o Enem, que possui a mesma matriz curricular.

Ainda segundo o secretário Washington Bandeira, a Seduc tem intensificado as ações de preparação dos estudantes para o SAEB. O Simulado Saeb será a última avaliação diagnóstica do semestre e o seu resultado norteará o planejamento pedagógico do 2º semestre letivo.

O gestor afirma que os simulados permitem o maior contato dos alunos com os diferentes formatos de avaliações externas a serem realizadas ao longo do período letivo. Ao longo desse ano, serão aplicadas 17 avaliações diagnósticas, somadas às provas bimestrais aplicada pelas escolas.

“Vamos fazer mais avaliações externas com os nossos alunos para diagnosticar os níveis de aprendizagem e aperfeiçoar a nossas ações de ensino e aprendizagem enquanto Seduc. Só este ano serão 17 avaliações externas com simulados preparando os nossos alunos para o Enem, vestibulares e para o Saeb, que é a prova que dá o índice do Ideb. Isto resulta na familiarização dos nossos estudantes com o ambiente de avaliações externas”, mencionou o secretário Washington Bandeira.