Encontro Formativo discute a oferta de cursos Profissionais e Técnicos para 2024

Com o objetivo de fortalecer a participação das escolas nos processos e nas ações implementadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na definição da oferta de Educação Profissional para 2024, a Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), realizou na tarde dessa quarta-feira (5) o Encontro Formativo das Escolas e Gerências Regionais de Educação.

Transmitido pelo Canal Educação, o encontro teve como público-alvo gerentes das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) e gestores de escolas da Rede Estadual que ofertam Educação Profissional e Técnica. “O nosso Governador Rafael Fonteles determinou a universalização do Tempo Integral e, dentro dessa universalização, estará também a Educação Profissional e Técnica. Nessa perspectiva, a nossa Rede Estadual de Educação está promovendo, com o apoio dos gerentes das GREs e dos diretores, esse momento muito importante de discussão. Realizamos uma formação voltada para a oferta dos cursos de EPT, alinhado as vocações dos territórios de desenvolvimento do estado do Piauí”, declarou o superintendente da SUETPEJA, Paulo Henrique Pinheiro.

A formação teve a participação do superintendente da SUETPEJA, Paulo Henrique Pinheiro; da coordenadora de Educação Profissional da Seduc, Margareth Rodrigues; da gerente de Educação de Jovens e Adultos, Eloiza Monteiro; do professor formador da GEFOR, Diniz dos Santos; e da coordenadora de Ensino Médio da EJA, Gilmânia Sousa.

Na ocasião houve a expansão de conhecimentos sobre a oferta de Educação Profissional na Rede Estadual de Educação do Piauí por meio da apresentação de uma visão geral da oferta de EPT em 2023, além da apresentação dos segmentos econômicos de cada município e a análise da aderência dos cursos técnicos ofertados com os potenciais econômicos do Estado do Piauí.

Para a coordenadora de Educação Profissional da Seduc, Margareth Rodrigues, conhecer a oferta de EPT no estado e o potencial econômico de cada região permite que a rede reflita sobre a aderência de seus cursos técnicos com as principais demandas dos setores econômicos e, consequentemente, com o maior potencial de contratação e inserção de seus estudantes no mundo do trabalho. “Nós conversamos sobre qual o nosso papel enquanto Educação Profissional, enquanto escolas e enquanto GREs para discutir sobre a oferta de cursos. O objetivo agora é olharmos para a nossa região e o nosso território e ver realmente quais são os cursos que devem ter aderência e os que vão estar realmente voltados para uma oferta assertiva. Olhando para tudo isso, que é o primeiro passo, nós vamos desenvolver na nossa região, o setor econômico, os estudantes vão fazer um curso que realmente vai fazer sentido para o seu desenvolvimento e para que eles se encontrem nesta realidade”, explica a coordenadora.

Atualmente a Secretaria de Estado da Educação do Piauí possui mais de 50 mil alunos matriculados, em 50 cursos técnicos diferentes ofertados em mais de 400 escolas em 217 municípios em todo o estado. Por meio de um formulário aplicado às escolas em 2022, respondido por gestores e coordenadores escolares, foram coletados diversos potenciais produtivos que são fortes no âmbito local. A maior parte das escolas trouxeram como principais segmentos econômicos em seus municípios a Agricultura e Pecuária, o Turismo e a Indústria de Energia Renovável.

Dentre os eixos tecnológicos de cursos priorizados para expansão nos próximos anos, foram definidos: Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design, Gestão e Negócios, Controle e Processos Industriais, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Ambiente e Saúde e Infraestrutura.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca que o nível de aprendizagem dos estudantes é comprovadamente melhor na modalidade de Tempo Integral associada à oferta de cursos profissionalizantes. “O modelo de escola de Tempo Integral associado com o Ensino Profissional e Técnico gera fortalecimento de aprendizagem, melhora índices sociais, econômicos, inclusive fortalecendo as habilidades socioemocionais dos jovens e favorece o ingresso no mundo do trabalho”, defende.