Oficina discute plano de trabalho para garantir desempenho da Avaliação de Fluência

Com o objetivo de discutir a apropriação dos resultados da Avaliação de Fluência Diagnóstica, aplicadas para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, assim como a construção do plano de trabalho para garantir a melhoria dos indicadores de participação e desempenho das redes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta terça-feira (04), a Oficina de Apropriação de resultados da Avaliação de Fluência Diagnóstica 2023.

Organizado pela equipe do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), o evento acontece no auditório do SEBRAE, localizado no Centro Norte de Teresina, e tem como público-alvo coordenadores e formadores regionais. A programação segue até o final da tarde e o início foi marcado por uma apresentação cultural realizada por estudantes do PPAIC.

De acordo com a assessora especial do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios do Piauí da Seduc, Gabriela Oliveira, a oficina de apropriação dos dados da Avaliação Leitora tem como objetivo apropriar as equipes regionais dos resultados das avaliações de fluência, que medem a fluência leitora das crianças. “Esses resultados servem para fazermos planos de intervenção nos municípios para que possamos melhorar a fluência leitora de todas as crianças. O diagnóstico da fluência leitora contribui para a percepção acerca do desenvolvimento dos alunos e os resultados permitem identificar o perfil de leitor, de modo a subsidiar estratégias para a consolidação do processo de alfabetização”, declara a assessora.

A programação inclui: palestras e oficinas sobre o aprofundamento conceitual, teórico e metodológico da Avaliação da Fluência Leitora, ministradas pelo coordenador da Avaliação de Fluência no Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) da Associação Bem Comum, Hylo Leal; Programa Educação Empreendedora SEBRAE, ministrada pela palestrante Bruna Lopes; palestra com a Gerente de Currículo e Avaliação da Seduc, Eudeilane da Silva; e oficina de Apropriação com a Coordenadora de Avalição e Monitoramento do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, Carla Silva.

A Avaliação de Fluência Diagnóstica é considerada uma das dimensões da alfabetização e diz respeito à capacidade de ler textos de forma expressiva e sem obstáculos, com atenção a entonação, ênfase e ritmo. A oficina busca fortalecer e apoiar a Rede Estadual e municipais na implementação de uma política de melhoria da aprendizagem por meio dos resultados das avaliações de fluência diagnóstica. A análise e apropriação de resultados da avaliação fluência serve para que as redes e suas respectivas equipes compreendam os resultados e possam transformá-los em ferramentas para o alcance de melhorias no aprendizado.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância de organizar as ações da Secretaria, tendo como norte os dados evidenciados nas avaliações para então realizar intervenções necessárias para melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. “O uso de dados coletados com a estratégia de Avaliação Diagnóstica torna-se um instrumento de acompanhamento e aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do estudante. Estas evidências geradas nas escolas são fundamentais no planejamento do trabalho pedagógico, para as instituições entenderem os níveis de aprendizagem em que os estudantes se encontram, assim como identificar possíveis defasagens do ano letivo e, a partir deste diagnóstico, reunir as equipes e direcionar as intervenções pelos professores”, afirmou o gestor.