Estudantes da Rede Estadual de Educação são destaques nos Jogos Escolares Piauienses

Os Jogos Escolares Piauienses (JEPI’s) chegaram ao fim, neste domingo (02) e os estudantes da Rede Estadual de Educação alcançaram grandes resultados em diversas modalidades esportivas. Os jogos iniciaram com a fase estadual no dia 27 de junho e seguiram até domingo reunindo mais de 4000 mil alunos atletas, sendo mais de 1 mil estudantes da Rede Estadual.

Na modalidade de Badminton, os campeões foram os estudantes Klerton Zaidan e Maria Clara Lopes, da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, em Teresina. Os adolescentes receberam a medalha de ouro e irão competir a fase nacional. “Fiquei muito feliz por ter me classificado para a seletiva nacional dos Jogos Escolares com resultado de ouro. A preparação foi muito intensa e produtiva. Espero poder representar muito bem a minha escola e o meu estado com ouro na seletiva nacional”, comenta a campeã Maria Clara Lopes.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Gayoso e Almendra, localizado no município de Batalha, a estudante de 13 anos, Adriana Alves, se tornou bicampeã de xadrez nos JEPIs.  "Estive me preparando com jogos on-line contra outras pessoas. Comecei a resolver problemas, assistia vídeos de xadrez no YouTube, e também jogando com o meu irmão, que foi quem me ensinou o xadrez. Participei ainda de torneios e clubes de xadrez organizados pela escola.  A fase nacional será um desafio maior. Nunca viajei para tão longe, espero conhecer outras pessoas, aprender mais e, se possível, trazer uma medalha para o Piauí”, revela a adolescente.

No Ceti Maria Antonieta, localizado no município de Valença do Piauí, as vitórias foram para os estudantes, Álvaro Luís, Antônio Welinton Celestino, no salto em altura e distância; Marcos Vinicius Freire, no arremesso de peso; Maysa Elen da Luz, no salto com barreiras.

Para o campeão de Pentatlo e estudante da 3ª Série do Ensino Médio, Benedito Vieira, os treinos foram intensos. “Minha preparação acontece em 4 vezes na semana, após o horário das aulas. Venho me preparando com treinos específicos, musculação na academia. Tenho altas expectativas para a próxima fase pois estou trabalhando para isso há bastante tempo”, disse o estudante.

No Ceti José Pereira da Silva, as estudantes Thaynara e Maria Luísa, foram as campeãs na modalidade de vôlei de praia feminino.  A professora de Educação Física e treinadora das alunas, Margareth Sousa, revela que os desafios para alcançar a vitória foram muitos. “Foram quase dois meses de competições e dias de treinos. Conciliar sala de aula e treinos foi muito desafiador, mas sabia que no fim daria tudo certo. Meus alunos são jovens de 15 a 17 anos, alguns deles já competem em campeonatos do bairro. Muitos desafios enfrentamos e tivemos grandes aprendizados. Eles aprenderam a dominar a insegurança, medo, trabalho em equipe, souberam lidar com a pressão psicológica e muita sabedoria em cada fundamento utilizado. Tudo foi superado no decorrer do jogo”, relata.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça a importância do esporte para os estudantes. “O esporte é uma ferramenta de educação e formação destes jovens que aprendem disciplina, liderança, trabalho em equipe e que pode revelar talentos entre os nossos 1 mil estudantes que participam dos jogos escolares. Temos em mente uma educação que contempla o incentivo à prática esportiva e assim faremos nesse modelo de tempo integral, quando no segundo turno o esporte estará fortemente presente com pelo menos duas modalidades esportivas na matriz curricular”, declara o secretário.

O campeonato ocorreu em vários espaços esportivos da capital, nas categorias individual e coletiva, 18 modalidades esportivas, dentre atletismo, badminton, tênis de mesa, judô, natação, xadrez, voleibol, basquetebol, futsal e handebol.

Os campeões representarão o estado nas etapas nacionais, que por sua vez, contam com os Jogos da Juventude (JUV), que serão realizados em Ribeirão Preto (SP), de 1 a 16 de setembro. Já os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) ocorrerão em novembro, no Rio de Janeiro. As Paralimpíadas Escolares Regionais serão realizadas em Belém (PA), de 8 a 12 de agosto, enquanto a Paralimpíada Escolar Nacional acontecerá em São Paulo (SP), em novembro de 2023.

O JEPIs é um evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc) e apoio da Secretaria de Estado Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), Federação de Esportes Estudantis do Piauí (Feepi), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (Semec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Piauí (Sinepe) e das Secretarias Municipais de Educação e Esportes dos municípios do interior do estado.