Revisões do Novo Pré-Enem Seduc intensificam a preparação dos estudantes

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) iniciou a preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) intensificando o ritmo de revisões, simulados e grupos de estudos on-line.

Na preparação para o Enem, os estudantes do município de Angical acompanharam a revisão Esquenta Enem com conteúdo adicionais produzidos pela equipe de professores a revisão aconteceu na Unidade Escolar Demerval Lobão.

Além da aula presencial, os conteúdos compartilhados pelos professores puderam ser acompanhados pelo Canal Educação e pela TV Meio Norte, com as aulas de: linguagens, matemática, redação e ciências humanas, sendo ministradas pelos professores: Adeildo Alves, Fernando Cardoso, Erick Soares e Erica Soares, respectivamente.

A coordenadora pedagógica do Novo Pré-Enem Seduc, Hildalene Pinheiro, comentou o início de agenda preparatória para os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como o lançamento do Novo Pré-Enem 2023, a edição do Pré-Enem Game e agora com o Enem PPL e o Esquenta Enem.

“As atividades do ano 2023 começaram com toda a movimentação possível e a nossa equipe esteve simultaneamente em duas atividades neste domingo (2), sendo as revisões na Casa de Custódia, com o Enem PPL e o Esquenta Enem em Angical.  Foi um momento de interação entre professores e alunos pois no Esquenta Enem temos uma ação personalizada para a escola, cidade ou comunidade escolar. Como é voltada para o público menor o momento de tirar as duvidas torna este atendimento mais especial”, destacou a coordenadora.

Novo Pré-Enem PPL

Os reeducandos da Penitenciária Profº José Ribamar Leite, Casa de Custódia, e internos da Cadeia Pública de Altos e da Penitenciária Capitão Carlos Gomes acompanharam a primeira revisão do Novo Pré-Enem PPL, dedicada para Pessoas Privadas de Liberdade que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem PPL).

Para cerca de 200 reeducandos, a revisão Novo Pré-Enem PPL acontece por meio parceria da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) com a Secretaria de Justiça, a ação acontecerá em todas as unidades prisionais do Piauí.

Viviane Carvalhedo, Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, falou sobre a importância dessa parceria entre Seduc e Sejus como elemento de transformação dos internos que querem estudar para a prova. “Serão várias revisões em todas as unidades do Piauí, tanto presenciais como online. São os mesmos professores e materiais dos estudantes das redes públicas do estado, trazendo reforço para que eles tenham oportunidade de aprender”, ressaltou a professora.

A ação acontece atendendo  às revisões presenciais de preparação para o ENEM e ENCCEJA, em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus), direcionadas às pessoas privadas de liberdade.

A diretora de Humanização da Sejus, Geusélia Cavalcante, citou a alegria e a expectativa para que os reeducandos logrem êxito, pois a decisão de participar das revisões partiu deles. “Estamos felizes pelo quantitativo que temos, eles vêm espontaneamente, é possível ver que no sistema prisional muitos reeducandos querem aprender. Nossa parceria com a Seduc trouxe uma equipe qualificada de professores. Acreditamos que haja um número grande de aprovação”, diz a diretora.