Conteúdos de prevenção às drogas serão abordados nas escolas estaduais com projeto Se Liga

O ambiente escolar torna-se um espaço estratégico para a disseminação de informações sobre as drogas e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Neste cenário, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) é parceira da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí (Cendfol) para a execução do projeto “Se Liga – Prevenção que Transforma, Futuro que Inspira”.

Lançado em solenidade no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zacarias de Góis – Liceu Piauiense, nesta segunda-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, o projeto “Se liga” terá como objetivo trabalhar temáticas por meio de palestras, rodas de conversas, materiais gráficos e audiovisuais relacionados à prevenção às drogas e fomento à organização do projeto de vida saudável de jovens, residentes em áreas de vulnerabilidade social do Piauí.

Presente na solenidade, o secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância de intervenções junto aos adolescentes, pautadas por ações pedagógicas promovidas pela Cendfol e a Seduc que resultem no afastamento da criminalidade.

“Este é um programa relevante que contempla as escolas de Ensino Médio com ações pedagógicas e preventivas contra o uso de drogas. O projeto Se Liga prevê intervenções nas disciplinas regulares de forma transversal e na disciplina de projeto de vida com estímulo à vida saudável para os nossos jovens. Os alunos terão à disposição palestras, workshops, rodas de conversas, material didático dedicado a esta temática e o fortalecimento de assistência psicossocial nas escolas”, informou Washington Bandeira.

Os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino serão contemplados no eixo I do programa “Se Liga – Juventudes”, que contempla os jovens na faixa etária dos 15 aos 21 anos.

Segundo o coordenador geral de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos, as ações acontecem de forma transversal e levará para as escolas capacitações tanto para professores quanto para estudantes. “A ideia é construir módulos de instrução para os estudantes com palestras, rodas de conversas e um momento de escuta ativa sobre a temática. Os professores serão agentes ao levar a mensagem com aulas de instrução e avaliação para medir o nível de entendimento do conteúdo. A educação, cultura e esporte são opções que todos devem fazer parte na prevenção para o melhor futuro dos jovens”, esclareceu o coordenador.

Ainda na programação de lançamento do projeto “Se Liga”, os estudantes do Liceu Piauiense acompanharam a palestra "O esporte como Instrumento Transformador", mediada pelo vice-campeão medalhista olímpico em Sidney (2000) no atletismo, o piauiense Cláudio Roberto.

O programa é norteado pelo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (2022) que define a prevenção às drogas em três níveis: primário ou universal, secundário e terciário.