Projeto da Seduc incentiva a prática de esportes nas escolas

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a judoca e campeã olímpica brasileira, Sarah Menezes, tem realizado uma série de visitas às escolas de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino para promover palestras motivacionais para os estudantes, compartilhando suas experiências no mundo esportivo e despertando o interesse dos adolescentes pela área.

Denominado “Bora Papear com Sarah Menezes”, como parte do projeto Estudar Pode Ser Leve, a ação tem como objetivo estimular a adesão dos adolescentes ao esporte com base na história de vida da judoca. São realizadas palestras motivacionais, sessão de fotos, vivências, participação dos estudantes com perguntas e dúvidas, além de um momento de orientação aos professores de Educação Física das escolas sobre como trabalhar com os alunos a respeito da adesão ao esporte.

“Tenho falado sobre minha vida e como o esporte transformou minha história. A ideia é trazer motivação para os jovens adolescentes. O esporte faz bem para o corpo e a mente, facilita a socialização, ajuda na disciplina, aumenta a autoconfiança, melhora a concentração, ensina a exercer a liderança e a lidar com a competitividade de forma positiva. No final, nós fazemos um momento de interação com perguntas e fotos”, conta a judoca.

Sarah Menezes está sendo acompanhada pela psicóloga das escolas de Tempo Integral da Seduc, Yloma Fernanda Rocha, responsável pelo acompanhamento de projetos socioemocionais na Rede de Educação. A atleta tem reforçado o convite para que os estudantes integrem o Centro De Artes Marciais Sarah Menezes, local que leva seu nome como homenagem.  Dentre as práticas esportivas ofertadas pelo Centro estão: judô, boxe, MMA, capoeira, jiu-jitsu e taekwondo. 

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, reforça a importância da ação para os estudantes. “Com essa ação esperamos fomentar cada vez mais, dentro das nossas escolas, com os nossos alunos, o esporte. Não só tendo essa captação de talentos, mas também com a promoção de aulas mais atrativas, trazendo um maior engajamento no processo de ensino e aprendizagem, e com isso, fazendo com que os nossos alunos permaneçam no chão da escola e tenham resultados sempre positivos nessa caminhada”, declara a diretora.

As visitas tiveram início na última sexta-feira (16), no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, sendo percorrida por outras escolas de Teresina. A proposta é que sejam encerradas na próxima quinta-feira, 29 de junho, no Ceti Didácio Silva.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, chama a atenção para a importância da parceria entre esporte e educação. “Acreditamos e apostamos na integração da escola com o esporte porque traz valores importantes para a formação dos nossos estudantes como, por exemplo, liderança, trabalho em equipe, perseverança e superação. Esses aspectos, aliados à educação, ajudam no aprendizado e no desenvolvimento social dos nossos jovens. Por isso, projetos como esse são tão importantes”, explica o gestor.


Estudar Pode Ser Leve

Implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no ano de 2020, em meio ao isolamento social causado pela Pandemia Global do novo coronavírus, o projeto Estudar Pode Ser Leve surgiu da necessidade de acolhimento e mediação de conflitos com o objetivo de contribuir com a saúde física e mental de estudantes e seus familiares, professores, gestores e demais profissionais da rede.

As ações do projeto foram inseridas na programação das aulas transmitidas pelo Canal Educação e consistem na troca de informações, interação, palestras e demais atividades, dando suporte socioemocional para toda a rede. As atividades são divididas em quadros: Dia de Papear; Chega Aí; Se Liga na Ideia; Gente que Inspira; Conectando ideias; e Desatando Nós na Educação.

As temáticas buscam contemplar as competências socioemocionais, que são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem dos estudantes. Dentre elas acolhimento e inclusão social, violência contra a mulher e empoderamento, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, saúde mental, meio ambiente, bullying, além de apresentar histórias inspiradoras de superação, dentre outros.

Confira o cronograma de escolas

20/06 – Ceti Gabriel Ferreira

21/06 – Ceti Balduíno Barbosa de Deus

21/06 – Ceti Cristino Castelo Branco

22/06 – Ceti Joca Vieira

23/06 – Ceti Felismino Freitas

29/06 – Ceti Didácio Silva