Seduc-PI promove capacitação sobre Censo Escolar 2023

Por meio do Projeto Faz o Censo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) dá continuidade à mobilização para que as equipes escolares e supervisores de dados das 21ª Gerências Regionais de Educação (GREs) realizem a coleta de informações para o Censo Escolar 2023. A coleta da primeira etapa segue nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí até 31 de julho.

Os responsáveis nas escolas por declarar as informações devem preencher os campos do sistema iSEDUC, que é o sistema de gestão acadêmico da Secretaria da Educação, para que, posteriormente, essas informações sejam migradas para a plataforma Educacenso do Inep. As informações serão validadas pela equipe da coordenação estadual do censo.

A diretora da Unidade de Gestão Estratégica, Ana Célia Orsano, reforça que gestores de todas a Gerências Regionais de Educação seguem sendo capacitados. “As capacitações realizadas pelo Canal Educação estão disponíveis para que os gestores possam tirar quaisquer dúvidas a respeito do preenchimento dos dados. A capacitação tem por propósito instrumentalizar diretores escolares sobre o papel que eles têm no gerenciamento de coleta de dados junto à sua escola e no preenchimento do sistema iSEDUC, nossa plataforma de gestão acadêmica. Na inserção dos dados devem constar as informações dos docentes, de infraestrutura, das matrículas dos estudantes, pois as informações registradas pela escola têm impacto direto em todas as políticas educacionais no âmbito estadual e federal”, informa Ana Célia.

O projeto ‘Faz o Censo’ compreendeu as etapas de treinamento das equipes responsáveis pela coleta de dados, a adequação do processo de matrícula, aperfeiçoamento do sistema iSEDUC e do processo de situação do aluno, bem como a valorização e reconhecimento das escolas e regionais que cumprirem a meta da qualidade de dados.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça a mobilização junto aos gestores escolares para atualização dos dados censitários. “É importante que o gestor da escola esteja diretamente envolvido nesse processo de coleta de dados para evitar erros nos dados coletados que possam comprometer a qualidade das informações, tendo em vista comprometer o envio de recursos financeiros. A partir destes dados serão definidas as políticas educacionais que subsidiam o cálculo do Ideb e Fundeb, bem como os programas federais relacionados ao transporte escolar, alimentação escolar, oferta de Ensino de Tempo Integral, ou seja, terá impacto direto na definição de todas as políticas educacionais do estado”, informou o secretário.