Piauí integra debate sobre a política nacional de alfabetização de crianças em Brasília
O Piauí esteve presente em uma reunião técnica com a
participação dos coordenadores dos programas estaduais de alfabetização,
realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação Geral de
Alfabetização - COGEALF - e da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação
Integral Básica - DPDI. Na programação do evento, que aconteceu nesta
terça-feira (20), os estados participantes puderam expor o ponto focal da
Política de Alfabetização em seus territórios.
O Coordenador Adjunto do Programa Piauiense de
Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), Cleverson Moreira Lino, explica que o
diálogo com os representantes dos demais estados serviu para afinar as ações da
política nacional de alfabetização de crianças, que deve servir como incremento
das ações regionais. “O evento reuniu representantes de vários estados
brasileiros para dialogar sobre a política nacional de alfabetização
fortalecida pelo regime de colaboração entres os entes federativos. Entendemos
que juntos estaremos mais potentes para enfrentar os desafios da oferta dos
direitos de aprendizagem às crianças brasileiras, assim podemos construir e
reconstruir ações através da união dos entes federativos”, comenta Cleverson.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de
colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, almeja, por
meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as
crianças do país. O foco é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam
alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição
das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas
no 3°, 4° e 5° ano, afetadas pela pandemia.
Pacto Pela Educação
Visando o fortalecimento do Regime de Colaboração com os
Municípios, a Seduc lançou o Pacto pela Educação que terá ações coordenadas e
articuladas em um Sistema Estadual de Educação.
“O Pacto pela Educação tem o objetivo de otimizar as
políticas públicas de educação em regime de colaboração entre o Estado e os
municípios, por meio de diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas para
melhoria dos indicadores educacionais, utilizando as potencialidades de cada
ente”, explica o secretário da Educação, Washington Bandeira.