Piauí integra debate sobre a política nacional de alfabetização de crianças em Brasília

O Piauí esteve presente em uma reunião técnica com a participação dos coordenadores dos programas estaduais de alfabetização, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação Geral de Alfabetização - COGEALF - e da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica - DPDI. Na programação do evento, que aconteceu nesta terça-feira (20), os estados participantes puderam expor o ponto focal da Política de Alfabetização em seus territórios.

O Coordenador Adjunto do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), Cleverson Moreira Lino, explica que o diálogo com os representantes dos demais estados serviu para afinar as ações da política nacional de alfabetização de crianças, que deve servir como incremento das ações regionais. “O evento reuniu representantes de vários estados brasileiros para dialogar sobre a política nacional de alfabetização fortalecida pelo regime de colaboração entres os entes federativos. Entendemos que juntos estaremos mais potentes para enfrentar os desafios da oferta dos direitos de aprendizagem às crianças brasileiras, assim podemos construir e reconstruir ações através da união dos entes federativos”, comenta Cleverson.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. O foco é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano, afetadas pela pandemia.

Pacto Pela Educação

Visando o fortalecimento do Regime de Colaboração com os Municípios, a Seduc lançou o Pacto pela Educação que terá ações coordenadas e articuladas em um Sistema Estadual de Educação.

“O Pacto pela Educação tem o objetivo de otimizar as políticas públicas de educação em regime de colaboração entre o Estado e os municípios, por meio de diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas para melhoria dos indicadores educacionais, utilizando as potencialidades de cada ente”, explica o secretário da Educação, Washington Bandeira.