Equipes do Seduc e UAPI visitam polos para garantir qualidade das aulas

 

Com o intuito de garantir o bom funcionamento das aulas via Mediação Tecnológica, as equipes do Canal Educação da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e da Universidade Aberta do Piauí (Uapi) deram início às visitas de monitoramento técnico e pedagógico. As visitas técnicas têm como objetivo orientar o núcleo gestor da escola sobre os processos de utilização adequados dos kits de mediação tecnológica, além de reforçar junto aos coordenadores do polo UAPI a disposição para orientação dos alunos do curso de Administração.

Os kits são compostos por TV, TV box (CPU), microfone a cabo, webcam, suporte para TV articulado, mouse, teclado, e quando necessário, a depender do sinal da internet, modem e antena via satélite.

As visitas estão previstas para acontecer até o final de julho e devem contemplar as 17 Gerências Regionais de Educação onde se concentram a maior quantidade de escolas com ofertas de Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Cursos Técnicos Concomitantes, além das escolas que funcionam como polo da UAPI nas três etapas do curso de Administração. Em 2023, são 541 turmas de Ensino Médio Regular, 389 turmas de Técnicos Concomitantes e 155 turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que fazem uso da ferramenta.

“Estamos visitando os polos para checar o funcionamento dos kits de mediação e conversar com os coordenadores. A mediação tecnológica democratiza o acesso à educação, permite a interação e fortalece o aprendizado”, comenta Viviane Carvalhedo, superintendente de Ensino Superior da Seduc.

No último dia 16, a UAPI encerrou as inscrições do processo seletivo para ingresso nos cursos superiores de Tecnologia em Energias Renováveis e Tecnologia em Sistemas Para Internet. Foram ofertadas vagas nos polos da UAPI localizados em 61 municípios piauienses.