Estudantes de Campo Maior participam do Encontro Regional de Grêmios Estudantis

Com o intuito de contribuir com o protagonismo juvenil dos estudantes por meio da liderança, reforçando a importância do Grêmio Estudantil nas escolas, a Supervisão de Grêmios Estudantis (SUGRES), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou na manhã dessa segunda-feira (19), o I Encontro Regional de Grêmios Estudantis no Plenário Francisco das Chagas Oliveira, localizado no município de Campo Maior.

Destinado aos estudantes líderes de turma e membros dos grêmios estudantis de 1ª a 3ª Série do Ensino Médio das escolas jurisdicionados à 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), o encontro contou com palestras sobre a função do líder de turma e de como criar um grêmio estudantil nas escolas para que os estudantes estimem e exercitem a participação e o envolvimento na vida escolar e comunitária.

Estiveram presentes na ocasião, a gerente da 5ª GRE, Lucimary Barros; os supervisores do Grêmio Estudantil, Hedson Barata e Vinicius Noleto; estudantes das escolas da sede de Campo Maior e de algumas escolas dos municípios jurisdicionados, como o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pedro Coelho de Resende, em Boa Hora; Ceti Antônio dos Reis e Silva, Boqueirão do Piauí; Ceti Professor Francisco Luís, em Jatobá do Piauí; e Ceti Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí.

Como representação dos estudantes, o grêmio estudantil é uma entidade autônoma, criada e dirigida por estudantes de uma mesma escola, que exercem papel importante na implementação da gestão escolar democrática. É da competência do grêmio construir espaços de debate, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem e zelar pela tomada de decisões coletivas, garantindo o exercício da cidadania.

O supervisor dos Grêmios Estudantis, Vinicius Noleto, explica que nesses encontros formativos os estudantes recebem todo o conhecimento de forma bem explícita dos direitos, deveres e porque é necessário a representação estudantil na escola. “O grêmio garante a participação ativa dos estudantes, não apenas na escola, mas também na sociedade. Além de ser relevante para fortalecer a cidadania e democratizar a escola, dando voz aos jovens e levando suas considerações e opiniões aos responsáveis”, reforça o supervisor.

Elizangela Oliveira, diretora da Unidade Escolar Professor Francisco Luís de Oliveira, localizada no município de Jatobá do Piauí, destaca o desafio e importância da criação dos grêmios nas escolas. “Que honra compartilhar mais um momento histórico da nossa Instituição. Sentir a empolgação, o entusiasmo, o prazer no rostinho de cada um enchem nossos corações de alegria. Foi uma manhã recheada de emoções mistas, uma vez que foi e é um desafio enorme está criando e fazendo acontecer um Grêmio como realmente deve ser. Com todos os trâmites legais. Vamos nos jogar neste desafio dando o melhor de nós para que os estudantes tenham cada vez mais voz e vez”, afirma a gestora.

Para Luís Eduardo, um dos estudantes participantes do encontro formativo em Campo Maior, as expectativas para a formação de um grêmio estudantil é proporcionar um ambiente adequado para os estudantes. “O que nós queremos é um ambiente saudável, principalmente por convivermos diariamente na escola por grande parte do dia. Que possamos contar com um ambiente acolhedor e com respeito mútuo”, disse o adolescente.

A eleição do grêmio estudantil deve ser realizada por meio de voto direto e secreto do corpo discente. Quando a escola não tiver grêmio instituído, deve-se convocar assembleia geral para aprovar a fundação da entidade representativa.

Atualmente cerca de 70 Grêmios já foram criados na Rede Estadual de Ensino e mais 70 estão em formação, tendo o acompanhamento mensal e, frequentemente, a SUGRES contacta as escolas para conversar com os estudantes quanto ao andamento das atividades ou dificuldades encontradas para que seja prestada a assistência a qualquer situação.

O cronograma de atividades previsto para 2023 inclui a meta de expandir o número de grêmios estudantis nas escolas para realizar trabalhos com foco no protagonismo dos estudantes. A Supervisão de Grêmios Estudantis realizará uma jornada de encontros até dia 30 de junho nos municípios do estado, levado as orientações no planejamento, organização, controle e relação interpessoal dos líderes de turma e membros dos grêmios estudantis. “Esse é um colegiado fundamental para estimular o protagonismo dos nossos estudantes. Estamos muito felizes por esses encontros que tem contribuído para auxiliar os nossos jovens”, declara a Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Viviane Carvalhedo.

Próximos Encontros Regionais de Grêmios Estudantis

21/06 - 3ª GRE (Piripiri)
22/06 - 2ª GRE (Barras)
23/06 - 1ª GRE (Parnaíba)