Mais de 138 mil estudantes piauienses realizam prova do projeto Avalia Mais

Os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí iniciaram nesta terça-feira (20) as provas do projeto Avalia +. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) irá diagnosticar e acompanhar o desempenho de 138 mil alunos, especialmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e prepará-los para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

O Avalia + envolve 640 escolas da Rede Estadual com a aplicação de provas, no horário normal das aulas, para os estudantes matriculados, do 2º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio (Regular e Médio Integrado). Ao identificar detalhes da aprendizagem do estudante em relação ao conteúdo, o projeto Avalia Mais tem como foco levar o Piauí a alcançar o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, explica que o objetivo da gestão é tornar a educação piauiense uma referência no Brasil conforme a meta estabelecida pelo governador Rafael Fonteles. “Temos uma meta clara em relação ao Ensino Médio, que é nosso objeto principal de atuação da Rede Estadual de ensino, que é avançar até o primeiro lugar do Ideb. Por isso, faz-se necessário ter esse diagnóstico para se reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada aluno e, assim, melhorar os processos de ensino e aprendizagem que resultem na melhoria de indicadores como o SAEB”, ressalta Washington Bandeira.

Com o cronograma de 14 provas aplicadas na Rede Estadual, a diretora da Unidade de Currículo, Avaliação e Formação (UCAF) da Seduc, Conceição Andrade, afirma que o Avalia Mais permitirá identificar o nível de aprendizagem dos estudantes ao longo do ano e que o professor poderá intervir para melhor aprendizagem. "O Avalia Mais irá preparar os estudantes para o SAEB que irá acontecer em outubro e novembro. Todas as regionais e suas respectivas escolas estão fazendo mobilização para que possamos ter a maior participação dos estudantes no calendário de avaliações que prepara a Rede Estadual para esta avaliação nacional e, consequentemente, alcançar o objetivo maior que é a primeira colocação no Ideb do país”, lembrou a diretora da UCAF.