Seduc e IBGE alinham parceria para melhorar coleta de dados estatísticos da Educação do Piauí

Ciente da importância de aprimorar as informações coletadas acerca do ensino no Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está alinhando uma parceria com a Superintendência Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Como encaminhamento de uma reunião realizada nesta segunda-feira (19), ficou acordado que os técnicos da Seduc terão uma qualificação sobre análise e tratamento estatístico de dados relacionados à educação.

De acordo com o Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), Paulo Henrique Pinheiro, a qualificação terá aplicação no campo educacional, como ferramenta para a formulação de planos, programas e projetos nos sistemas de ensino, bem como, no interior da própria escola.

“É por meio desses treinamentos que nossas equipes devem aprimorar a coleta de dados para a construção e execução de políticas de educação voltadas para alfabetização e educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Técnica e Profissional e demais modalidades de ensino que a Seduc atua”, comenta.

Com essa parceria, o IBGE deve oferecer o Curso Manipulação do SIDRA, que é uma plataforma do IBGE criada com o objetivo de consultar as pesquisas criadas e disponibilizadas pelo Instituto. Segundo Paulo Henrique, o próximo passo será a elaboração conjunta de um Termo de Colaboração Técnico e Científico entre Seduc e IBGE para discutir melhor a condução das políticas educacionais no Piauí.