Piauí integra debate sobre o Novo Ensino Médio em Encontro Nacional do Consed

O Piauí esteve presente no Encontro dos Fóruns de Ensino Médio e Avaliação, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro acontece nesta segunda (19) e terça-feira (20), no Windsor Brasília Hotel, em Brasília/DF. O objetivo é definir a proposta do conselho para readequação do Novo Ensino Médio. 

Representando o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o superintendente de Gestão, Rodrigo Torres, comenta que o encontro é uma oportunidade de debater junto aos especialistas sobre as inovações apresentadas pelo Novo Ensino Médio. “A ideia é a construção de uma escola que dê perspectivas aos jovens, que os ajude a permanecer na escola e que faça sentido para a comunidade. Estamos debatendo sobre os desafios da grade curricular e como ela se relaciona com as estratégias de avaliação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apresentadas as falas dos especialistas, os Secretários estaduais de Educação e técnicos das secretarias formam grupos de trabalho para definir a proposta do conselho para readequação do Novo Ensino Médio”, esclarece.  

Para o conselho, o Novo Ensino Médio é uma construção coletiva, cuja implementação tem sido liderada pelas redes estaduais de ensino, em colaboração com as equipes das escolas, especialistas de entidades parceiras e sindicatos. Tudo isso, articulado com as normativas e resoluções criadas pelos conselhos estaduais e nacional de Educação.  

“O Consed se posicionou a favor da manutenção do Novo Ensino Médio, mas acredita que aprimoramentos e ajustes, próprios de qualquer processo, podem e devem ser discutidos. Esse é o momento de debater de forma técnica as mudanças que serão apresentadas”, pontua Rodrigo Torres.  

Também estiveram representando o Piauí, a diretora da Unidade de Currículo, Avaliação e Formação (UCAF) da Seduc, Conceição Andrade e diretora da UNEA - Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta.