Inscrições do Sisu 2023 para o segundo semestre têm início nesta segunda (19)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), referente ao segundo semestre de 2023. A partir desta segunda-feira (19), até a próxima quinta-feira (22), o candidato que participou da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em busca de uma vaga no Ensino Superior poderá efetuar a sua inscrição no Sisu. o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 51.277 vagas, em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior, que assinaram o Termo de Adesão (TA).

Para se inscrever, o participante precisa se cadastrar no Login Único do governo federal e criar uma conta no gov.br com suas informações pessoais. Caso já tenha o cadastro, basta realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único.

Todos os estudantes que participaram da edição de 2022 do Enem e que obtiveram nota na prova de redação maior do que zero, concluíram o Ensino Médio e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem poderão participar da seleção do Sisu.

O candidato pode se inscrever para o processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga em instituição de educação superior participante da seleção unificada. É necessário que, no momento da inscrição, o interessado identifique por ordem de preferência as vagas optadas, com indicação de local de oferta, curso e turno. Também é necessário informar a modalidade de concorrência, conforme previsto no edital.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento, devendo inclusive se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.

O resultado da inscrição no processo seletivo do Sisu 2023.2 será divulgado pelo MEC no dia 27 de junho, por meio do Portal Acesso Único. O candidato também pode conferir o resultado direto nas instituições de educação superior em que se inscreveu. Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.

A Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Viviane Carvalhedo, chama a atenção dos estudantes para os prazos do Sisu. “Estão abertas as inscrições para o seletivo do Sisu 2023.2. As inscrições seguem abertas de hoje, dia 19, até o dia 22 de junho e o candidato deve ir na página do Sisu, clicar em fazer inscrição com o cadastro do gov.br e acessar na página para que ele veja as informações que já estão preenchidas previamente e fazer a seleção da sua primeira e segunda opção de curso. Interessados nesse Sisu devem acessar a página sem perder os prazos”, reforça a superintendente.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, que são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Cronograma Sisu

Inscrições: 19 a 22 de junho