Saiba como se inscrever no Enem 2023

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 estão abertas até o dia 16 de junho – prazo que vale, também, para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), então, preparou um passo a passo que explica como navegar na Página do Participante e se inscrever no exame.

Confira:

1 - Acesse a Página do Participante e selecione o botão “Inscrição”.

2 - Responda à pergunta feita pela assistente virtual para seguir.


3 - Em seguida, insira o número do CPF, a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal) e clique em “Iniciar a inscrição”.


4 - Prossiga de acordo com as orientações e confirme as informações solicitadas. Dados como “Cor/Raça”, “Estado Civil” e “Nacionalidade”, entre outros, são obrigatórios.




5 -  Informe se serão necessários recursos de acessibilidade.


6 - Escolha entre Inglês e Espanhol para realizar a prova de língua estrangeira.


7 - Em seguida, informe qual é a situação em relação ao ensino médio e qual tipo de escola você frequentou durante esta etapa educacional. Estes e outros dados sobre o ensino médio não poderão ser alterados após a conclusão da inscrição.

8 - Escolha o município no qual deseja fazer as provas


9 - Logo após, responda ao Questionário Socioeconômico.

 

10 - Pronto! Agora, é só prosseguir com a inscrição, clicando no botão "Próximo".

 

11 - Por fim, ao terminar de informar os dados necessários, clique em “Enviar Inscrição”.



Orientações – O Inep disponibiliza uma página, em seu portal, com as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.