Quadro Dia de Papear discute temática do abuso sexual de crianças e adolescentes


Buscando abordar questões socioemocionais, trazendo informações que incentivam a conscientização e visibilidade para diversas temáticas destinadas aos estudantes, familiares, professores, gestores e demais profissionais de educação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Canal Educação, promoveu mais um bate-papo do quadro Dia de Papear, na manhã dessa quarta-feira (24).

O bate-papo trouxe a discussão sobre o tema “Enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes”, em alusão ao Maio Laranja, mês destinado para ações que visam refletir e buscar estratégias de enfrentar essa violência que tem se tornado tão frequente na sociedade. O momento foi mediado pela psicóloga do MCE da Seduc, Gleyce Karen e ministrado pela assistente social da equipe multiprofissional da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), Mayra Veloso.

A assistente social, Mayra Veloso, alerta sobre os cuidados com as redes sociais e reforça que o processo educacional vai além da escola, sendo de extrema importância que a família tenha essa responsabilidade também. “É preciso que tenhamos esse cuidado com as redes sociais, entendendo e sabendo utilizá-las de forma efetiva. Precisamos ter essa cautela no que nós expomos nas redes sociais”, destaca.

Na ocasião foram abordados os conceitos e exemplos de abuso sexual, tipos de violência sexual, formas de combater, os danos e consequências do abuso psicologicamente, sinais de que uma criança ou adolescente apresenta ao estar sofrendo abusos, mitos e verdades sobre o abuso sexual, perfil das vítimas de violência e como denunciar os casos.

Para Mayra Veloso, pessoas que são criadas em ambientes violentos e que sofrem a violência têm a tendencia de reproduzi-la. “A informação é necessária e ela salva vidas. Esses traumas precisam ser trabalhados, senão você não consegue esquecer. O silêncio deixa marcas físicas e psicológicas. É necessário ter resiliência e compreender que aquela violência lhe fez mal para poder procurar ajuda, mas isso é uma construção. Isso é algo que vai depender de como o indivíduo consegue absorver essa violência”, completa a assistente social.

O quadro Dia de Papear faz parte do Projeto Estudar Pode Ser Leve que tem trazido uma série de bate-papos com profissionais abordando diversos assuntos, como acolhimento e inclusão social, violência contra a mulher e empoderamento, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, saúde mental, igualdade racial e direitos humanos, meio ambiente, dentre outros.