Inscrições para a Olimpíada Mirim da OBMEP estão abertas

As inscrições para a 2ª Olimpíada Mirim da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas no período de 02 de maio até 16 de junho. As provas estão marcadas para o dia 28 de agosto (1ª fase) e 9 de novembro (2ª fase) e serão aplicadas pelas próprias unidades de ensino.

Inspirada na OBMEP, que reúne escolas públicas e particulares desde 2017, o objetivo da competição científica é transformar a relação das crianças com a disciplina de Matemática através de propostas lúdicas e criativas. A inclusão das escolas privadas na competição vai permitir que um número maior de alunos tenha acesso a uma atividade diferenciada e que prioriza o raciocínio lógico.

A olimpíada é destinada aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais e de escolas privadas de todo o território brasileiro. Para realizar a inscrição da sua escola é necessário acessar o site https://olimpiadamirim.obmep.org.br e preencher as informações solicitadas.

A Olimpíada Mirim OBMEP é constituída por 2 fases. Ambas as provas são compostas por 15 questões objetivas de múltipla escolha, valendo 1 ponto cada, totalizando 15 pontos. As questões propostas na prova apresentam conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para alunos de 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com duração máxima de uma hora e trinta minutos.

Neste ano, 20% dos estudantes com melhor desempenho terão vaga garantida na segunda e última etapa da olimpíada. Além da premiação de medalhas de ouro, prata e bronze.


Olimpíada Mirim

A Olimpíada Mirim OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC). Dentre os seus objetivos, estão: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Com informações da assessoria da OBMEP