Projeto Júri Simulado promove a prática de conhecimentos adquiridos no curso técnico em Serviços Jurídicos

Com o objetivo de propiciar aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos na prática, por meio de debate e discussão, a Unidade Escolar Helvídio Nunes, localizada no município de Paes Landim, desenvolveu o projeto Júri Simulado, como parte da finalização da disciplina do curso técnico em Serviços Jurídicos.

O projeto estimulou os alunos a aplicarem o conhecimento das disciplinas abordadas durante o curso, trazendo a apresentação de um caso de feminicídio concreto, com a problemática e o debate sobre o tema, abordando questões polêmicas para dividir opiniões.

A culminância do projeto ocorreu nessa quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Paes Landim, com a participação de estudantes, funcionários e familiares. Foi criado um tribunal fictício com estudantes caracterizados de: 1 réu, 1 acusador, juiz do direito, 1 advogado de acusação, 1 advogado de defesa e um júri popular para decidir a sentença aplicada ao réu.

De acordo com a professora, advogada e mediadora do projeto, Patrícia Barbosa, o Júri Simulado proporcionou a articulação dos alunos em face de temas polêmicos, desenvolvendo a análise crítica e a capacidade de avaliação de argumento. “Durante o desenvolvimento do Júri Simulado, foram aplicados os conteúdos estudados no decorrer do curso para que os alunos pudessem mostrar todo conhecimento adquirido, sendo apresentadas argumentações de defesa e acusação para serem debatidos por dois pontos de vistas distintos, permitindo aos grupos a oportunidade de expor opiniões antagônicas acerca do assunto estudado”, detalha.

Ao final do projeto os alunos foram avaliados de acordo com critérios como: preparo e transmissão do conteúdo, sistematização e explanação de ideias no tempo adequado, clareza na apresentação de ideias e pertinência dos argumentos apresentados com o conteúdo.

Para a diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (UETEP) da Seduc, Adriana Moura, é muito importante para o aluno o desenvolvimento das competências e habilidades recebidas na parte teórica de conteúdos. “Esses projetos fortalecem a prática, garantindo uma maior aproximação do fazer profissional. Queremos parabenizar os professores que fazem essa orientação e parabenizar os alunos por essa aproximação com a prática com projetos tão bem desenvolvidos. A Secretaria de Educação fortalece e parabeniza esse momento realizado nas escolas que fortalecem a compreensão, as competências e habilidades”, completa a gestora.