Escolas se mobilizam com ações no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído no dia 18 de maio, escolas da Rede Estadual de Ensino se mobilizaram com diversas ações de combate e conscientização quanto às práticas de violência.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Padre Joaquim Nonato Gomes, localizado na zona sul de Teresina, os estudantes participaram de uma palestra ministrada pela assistente social da equipe multiprofissional da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), Mayra Veloso, que discutiu assuntos como: abuso sexual, violência contra a criança, como denunciar casos de abusos e mitos e verdades sobre assédio.

A assistente social Mayra Veloso reforça a importância de abordar a temática nas escolas na perspectiva de orientar, esclarecer, levar informação e conhecimento aos estudantes. “É somente através da informação e do conhecimento que as crianças, adolescentes e jovens poderão se defender contra esse tipo de violência. Cada vez mais se torna necessário divulgar essas informações, socializar com eles, desde o próprio conceito do que vem a ser a violência, explicar o que é o abuso, quais são as formas de abuso e exploração sexual, identificar sinais que as vezes você não está passando por isso, mas tem um colega seu, ou alguém da família que está. Por isso, é importante saber os sinais de alerta, saber onde denunciar e a quem denunciar”, esclarece.

Para o diretor da escola, Antônio Gomes, o trabalho de conscientização nas escolas de Tempo Integral se intensificam. “Enquanto escola de Tempo Integral é importante levar essa temática para os alunos porque eles passam boa parte da vida deles dentro da escola e eles precisam ser conscientizados sobre a importância desse cuidado consigo mesmo, diante de tantas situações que se manifestam no dia a dia, em qualquer lugar, seja na escola, em casa e por onde eles andam. Pedagogicamente o trabalho que nós fazemos, a partir disso, é a elaboração de conteúdos, a produção de textos, o estudo, a disseminação de informações para que isso possa ser apreendido de forma a contextualizá-los no seu dia a dia”, explica o gestor.

“Essa palestra foi muito importante porque muitas pessoas sofrem e são vítimas desses abusos e é bom termos consciência do que isso pode se tornar e do quanto isso é grave. Devemos nos proteger para prevenir que isso aconteça. Não devemos pensar só em nós mesmos, mas em todos”, relata a estudante Maria Eduarda.

O Ceti Cônego Cardoso, localizado no município de Castelo do Piauí, participou de uma caminhada, junta às demais escolas da rede municipal, estadual e privada da cidade, em prol da conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em parceria da prefeitura, Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar, os estudantes percorreram as avenidas da cidade com cartazes e banners com frases de conscientização.

De acordo com a diretora do centro educacional, Socorro Soares, a temática foi retratada em sala de aula com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio pela disciplina de Seminário Integrador, na qual foram confeccionados cartazes e apresentadas as produções dos alunos para as demais turmas. “A importância da temática é justamente a questão da conscientização. Abordamos os cuidados das famílias com as redes sociais das crianças e adolescentes para a questão dos aliciadores na internet, essa ferramenta que é tão próxima de todos nós, mas que muitas vezes nós não sabemos utilizar e nem somos vigilantes, quanto à questão da utilização pelos nossos filhos e alunos. Os casos também precisam ser denunciados porque o que mais vemos é o calar, por medo, por ameaças e isso não deve acontecer”, declara a gestora.

No Ceti Otávio Falcão, localizado no município de Porto, a assistente social da 2ª GRE, Daniely Santos e a advogada da rede protetiva da cidade, Thallyta Carvalho, realizaram um diálogo com os estudantes sobre a temática. “Nosso intuito foi alertar os jovens estudantes sobre essa prática delituosa que está acontecendo no seio da sociedade, principalmente com crianças e adolescentes, onde nosso município é muito afetado com essas práticas, segundo as próprias palestrantes, que relatam que recebem muitas denúncias sobre esses tipos de delitos”, afirma o diretor da escola, Dário Kardeck.