Seduc e Setur alinham projeto de aulas passeio para estudantes da rede estadual

Com o intuito de aproximar os estudantes dos principais polos turísticos do Piauí, a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria do Turismo (Setur) estão alinhando um projeto para a realização de passeios pedagógicos com os alunos da Rede Pública Estadual.

De acordo com o Superintendente de Ensino da Seduc, professor Antônio Amaral, o projeto deve ampliar as vivências dos estudantes, promovendo uma imersão no conhecimento para além das salas de aula. “As aulas passeio fazem parte da composição do aprender e são experiências que transformam o estudo teórico do aluno em aprendizado prático materializado, incentivando a autonomia e a participação. É um estímulo para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, inclusive sociais”, comenta.

O Piauí conta com seis regiões turísticas, de acordo com o Ministério do Turismo. São elas: Teresina, Histórico-cultural, das Origens, das Nascentes, da Costa do Delta e Polo Aventura e Mistério. Ainda serão definidas, por meio de um edital, as regras para a escolha das turmas que serão contempladas com os passeios, divididas por Gerências Regionais de Educação e de acordo com a proximidade dos pontos turísticos.

José Neto, representante da Secretaria de Turismo (Setur), acrescenta que o turismo pedagógico, além de favorecer novas experiências, desperta sentimentos de orgulho e pertencimento. “O projeto também pretende desenvolver nos estudantes o orgulho de pertencerem a esse Estado tão rico de cultura, história e paisagens naturais. O Piauí tem muitas belezas e grande potencial para o turismo”, defende.