Equipe da Seduc participa de Seminário de Apropriação de Resultados da Avaliação da Fluência em Minas Gerais
As avaliações externas servem
para formular e monitorar políticas públicas, além de redirecionar as
atividades pedagógicas. Sabendo da importância disso, a Secretaria da Educação
do Piauí (Seduc) contou com a representação do Estado no I Seminário de
Apropriação de Resultados da Avaliação da Fluência, realizado na sede da
Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, pela Associação Bem
Comum (ABC) e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).
O evento foi realizado nesta
terça-feira (9) e quarta-feira (10) e contou com a parceria do Programa
Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), uma iniciativa do Governo do
Piauí. O objetivo do encontro foi de contribuir para o desenvolvimento da
capacidade técnico-pedagógica das redes parceiras, imprimindo mais agilidade ao
processo de apropriação e divulgação dos resultados das avaliações de fluência
leitora.
Cleverson Moura, coordenador
Estadual do PPAIC, esteve no evento e defende que a cultura de avaliação de
resultados seja ainda mais incorporada pelas equipes pedagógicas. “As
avaliações externas são ferramentas que compõem uma série de resultados que
fortalecem a política de alfabetização nos municípios e nos Estados. Com base
em dados e evidências, podemos traçar metas, comparações e debates para a
tomada de decisões assertivas com o objetivo central de entregar uma educação
de qualidade à população. Estamos voltando satisfeitos ao Piauí, o próximo
passo é levar os encaminhamentos para discussão junto às Gerências Regionais de
Educação”, comenta.
A proposta do evento é que os
colaboradores de cada Estado sejam multiplicadores centrais para as regionais
que, por sua vez, farão a multiplicação junto aos municípios. Representando o
Piauí, estavam Cleverson Moreira (Coordenador do PPAIC) e Carla Silva (técnica
do eixo de Avaliação e Monitoramento do PPAIC). “Recebemos orientações, informações
técnicas, sobre como acontece o teste de fluência, cada etapa do teste, para
verificação do grau de aprendizagem dos alunos em fase de alfabetização. Com estratégias
bem definidas, vamos fazer avançar a educação no Piauí”, finaliza Cleverson.