Protagonismo jovem: escolas estaduais em Teresina recebem visita da equipe de Supervisão dos Grêmios Estudantis
Fortalecer a participação e o
protagonismo estudantil é uma das diretrizes pedagógicas que envolvem o
planejamento estratégico da Secretaria da Educação (Seduc). Nesse sentido, a
equipe que compõe a Supervisão às Ações dos Grêmios Estudantis (SUGRES)
realizou uma série de visitas às Unidades Escolares Estado de São Paulo, Domício
Magalhães de Melo e Lourival Parente, em Teresina, nesta terça-feira (9). A
ação faz parte de um calendário de visitas com encontros formativos sobre a
importância do grêmio estudantil para a escola.
De acordo com Hedson Barata,
supervisor de Grêmios Estudantis, o objetivo da visita foi de orientar tanto o
corpo docente e gestor da escola, como os estudantes sobre a importância da
instalação do grêmio estudantil. “Tivemos um encontro com os líderes de turma,
fazendo a formação do Grêmio Estudantil, criando também a comissão Pró-Grêmio
para andamento da criação do Grêmio Estudantil nas escolas. O público-alvo são
os alunos da 1ª a 3ª Série do Ensino Médio matriculados regularmente nas
escolas da Rede Estadual. Num primeiro momento, buscamos fazer uma formação com
os gestores e diretores das escolas. Depois é feito um encontro regional com as
escolas já visitadas para fazer atendimento aos estudantes, com palestras sobre
liderança e constituição do grêmio, direitos e deveres”, esclarece.
O cronograma de atividades
previsto para 2023 inclui a meta de expandir o número de grêmios estudantis nas
escolas para realizar trabalhos com foco no protagonismo dos estudantes. “O
grêmio garante a participação ativa dos estudantes, não apenas na escola, como
na sociedade. Além de ser relevante para fortalecer a cidadania e democratizar
a escola, dando voz aos jovens e levando suas considerações e opiniões aos
responsáveis”, conta Vinícius Noleto, supervisor de Grêmios Estudantis que
também esteve presente na visita.
O grêmio estudantil representa
os interesses dos estudantes e leva reivindicações às instâncias escolares,
além de propor a execução das mais diversas atividades desenvolvidas nos
espaços educacionais como palestras, exposições, jogos esportivos, eventos
culturais, aulas complementares, dentre outros.