Seduc promove Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher |
Escola estadual de Cabeceiras discute implementação de grêmio para fortalecer protagonismo estudantil
Fortalecer a participação e o
protagonismo estudantil é uma das diretrizes pedagógicas que envolvem o
planejamento estratégico da Secretaria da Educação (Seduc). Nesse sentido, a
equipe que compõe a Supervisão às Ações dos Grêmios Estudantis (SUGRES)
realizou uma visita, nesta quarta-feira (3), à Unidade Escolar Venância Lages
Veloso, localizada no município de Cabeceiras, a aproximadamente 90 quilômetros
de Teresina. A ação faz parte de um calendário de visitas com encontros formativos
sobre a importância do grêmio estudantil para a escola.
Imprescindível para o bom
desempenho da intermediação entre a escola e o estudante, o grêmio estudantil
representa os interesses dos estudantes e leva reivindicações às instâncias
escolares, além de propor a execução das mais diversas atividades desenvolvidas
nos espaços educacionais como palestras, exposições, jogos esportivos, eventos
culturais, aulas complementares, dentre outros.
De acordo com Hedson Barata,
supervisor de Grêmios Estudantis, o objetivo da visita foi de orientar tanto o
corpo docente e gestor da escola, como os estudantes sobre a importância da
instalação do grêmio estudantil. “O público-alvo são os alunos da 1ª a 3ª Série
do Ensino Médio matriculados regularmente nas escolas da Rede Estadual. Num
primeiro momento, buscamos fazer uma formação com os gestores e diretores das
escolas. Depois é feito um encontro regional com as escolas já visitadas para
fazer atendimento aos estudantes, com palestras sobre liderança e constituição
do grêmio, direitos e deveres”, esclarece.
O cronograma de atividades
previsto para 2023 inclui a meta de expandir o número de grêmios estudantis nas
escolas para realizar trabalhos com foco no protagonismo dos estudantes. “O
grêmio garante a participação ativa dos estudantes, não apenas na escola, como
na sociedade. Além de ser relevante para fortalecer a cidadania e democratizar
a escola, dando voz aos jovens e levando suas considerações e opiniões aos
responsáveis”, conta Vinícius Noleto, supervisor de Grêmios Estudantis que
também esteve presente na visita.