Seduc promove Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher |
Gestores regionais apresentam plano de trabalho para fortalecer alfabetização na idade certa
Como parte do cronograma de
mentorias com gerentes regionais e coordenadores regionais do Programa
Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), a Secretaria da Educação (Seduc),
realizou o Seminário de Socialização dos Planos das Gerências Regionais, na
tarde desta segunda-feira (24), de forma virtual. Na oportunidade, os gerentes
e coordenadores regionais apresentaram os planos de trabalho que foram construídos
ao longo das mentorias.
As mentorias, organizadas pela
coordenação do programa, tiveram início em janeiro e abordaram temas como o
regime de colaboração, a apropriação de resultados das avaliações externas,
orientações para assessoria técnica-pedagógica nos municípios. “A elaboração de
um plano de trabalho da regional é a parte final desse processo, em que as
lideranças das Gerências Regionais de Educação possuem em mãos um instrumento
para colocar em prática tudo o que foi debatido. Os coordenadores e gerentes
regionais são fundamentais no processo de cooperação com as redes municipais,
no âmbito do regime de colaboração e, consequentemente, para a implementação do
PPAIC”, explica Jeany Rodrigues, coordenadora do eixo de comunicação e
engajamento do PPAIC.
O seminário contou ainda com as palestras de Neyrismar dos Santos, Daniel Carlos da Costa e Pedro Henrique Sampaio. Temas como o desenvolvimento de competências para a gestão educacional em regime de colaboração, a formação de líderes educacionais habilitados em gestão para resultados, a partir da análise de dados e evidências e a execução do plano estratégico para acompanhamento e monitoramento do programa de alfabetização nos municípios foram tratados.
Parceria pela Alfabetização em
Regime de Colaboração (PARC)
A Parceria pela Alfabetização
em Regime de Colaboração (PARC) apoia o poder público estadual no desenho e
implementação de uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do
ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.
Integrada pela Associação Bem
Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, a PARC é inspirada no Programa de
Alfabetização na Idade Certa do Ceará e busca o fortalecimento do Regime de
Colaboração entre estado e municípios no processo educacional para que sejam
criadas soluções específicas de âmbito estadual e local. O intuito é promover
transformações que virem política de estado, garantindo sua continuidade
independentemente da alternância de governantes.