Estudantes do Premen Norte participam de seleção do Programa de Aprendizagem Profissional em Teresina

Com foco na inserção de jovens no mercado de trabalho, 19 estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Prefeito João Mendes Olímpio de Melo – Premen Norte, localizado em Teresina, participaram de uma seleção do Programa de Aprendizagem Profissional nesta terça-feira (11). As vagas pleiteadas são para atuação na empresa G3 Telecom para os alunos do Curso Técnico em Administração.  

 

No Piauí, o Programa de Aprendizagem Profissional beneficia adolescentes, jovens e adultos que tenham entre 14 e 24 anos, incompletos, e que estejam matriculados em uma das instituições qualificadoras ofertantes da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual, cadastradas e autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

 

O Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), Paulo Henrique Pinheiro, explica que o Programa de Aprendizagem Profissional está em expansão. “Trata-se de uma política que pode criar oportunidades tanto para os jovens e para as empresas, na medida em que têm a possibilidade de formar mão-de-obra qualificada. Em 2023, novas escolas serão contempladas e estamos buscando novas parcerias no mercado”, comenta.  

 

O diretor do Premen Norte, Professor Cosmo Barros, ressalta a importância dessa parceria. “O programa possibilita aos estudantes desenvolverem a prática na empresa levando como bagagem a teoria da escola”, afirma.  

 

A estudante Beatriz Ferreira, que participou da seleção, conta da expectativa positiva para começar o trabalho. “A expectativa é ser contratada, contribuir para o crescimento da empresa e crescer pessoal e profissionalmente. Espero que meus colegas também conquistem as vagas. É um programa importante, pois abre novas oportunidades”, pontua.  

 

O Programa de qualificação para adolescentes e jovens é previsto na Lei do Menor Aprendiz de 2000, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.