Seduc promove Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher |
Equipes do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) avaliam resultados do SAEPI e da avaliação de Fluência
Com o intuito de analisar os
resultados das avaliações do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi),
da avaliação de Fluência e do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade
Certa (PPAIC), a Secretaria da Educação (Seduc-PI) realizou um evento de forma
híbrida que reuniu as equipes do PPAIC, Gerentes Regionais de Educação e
Dirigentes Municipais de Educação nesta terça-feira (11), no Diferencial
Eventos, em Teresina. A transmissão ao vivo ficou responsável pelo Canal
Educação através do YouTube.
De acordo com a assessora do
Regime de Colaboração da Seduc, Gabriela Oliveira, o evento possibilita avaliar
o processo de ensino e aprendizagem e elencar mudanças necessárias em suas
práticas pedagógicas com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos
estudantes. “O evento tem como objetivo conscientizar a Rede sobre a situação
da alfabetização no Estado do Piauí. É com esse monitoramento da educação
pública ofertada que temos os subsídios para que as políticas públicas
educacionais possam ser aperfeiçoadas”, explica.
Cleverson Moreira, coordenador
Estadual do PPAIC, defende que a cultura de avaliação de resultados seja ainda
mais incorporada pelas equipes pedagógicas. “Receber as equipes regionais é uma
satisfação. Trocar ideias, sentir a energia do trabalho na educação em várias
regiões do Piauí é fundamental no processo educacional. É fundamental que essa
cultura de avaliação seja compreendida, uma vez que, avaliar os resultados
permite que possamos aprender mais e proporcionar uma educação de qualidade aos
estudantes”, comenta.
A análise dos resultados das
avaliações SAEPI, avaliação de fluência e avaliação PPAIC possibilitam a
criação de um painel da educação da rede estadual e municipais do Piauí,
ferramenta fundamental na elaboração de políticas públicas para a área. O
evento contou ainda com a presença do Palestrante José Anderson de Araújo,
analista de resultados de aprendizagem do Programa de Alfabetização em Regime
de Colaboração (PARC) da Associação Bem Comum.