Seduc promove Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher |
Escola Lourival Parente promove diálogo com estudantes sobre bullying
O diálogo aberto sobre os efeitos da prática de bullying no ambiente escolar e na internet foi uma das estratégias adotadas pela gestão escolar da Unidade Escolar Lourival Parente, localizada na zona Sul de Teresina, para trabalhar as habilidades socioemocionais dos estudantes.
A
ação promovida, nesta terça-feira (11), para as turmas da 1ª série do
Ensino Médio envolveu uma roda de conversa mediada pela equipe de
psicólogos do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau. O diálogo abrangeu ainda a identificação de situações em que
ocorre a prática do bullying entre os estudantes.
Segundo a
gestora escolar, Jocielma Magalhães, a parceria com os profissionais da
faculdade surge da necessidade em promover os benefícios das habilidades
socioemocionais tendo como resultado a redução da prática de bullying
no espaço escolar.
“A escola busca desenvolver projetos em que
esta temática seja trabalhada de forma contínua, seja o seu significado
ou suas consequências na escola. O trabalho socioemocional desenvolvido
na escola deve moldar este estudante em um perfil que a sociedade almeja
enquanto cidadão que respeite as diferenças dentro e fora da escola. A
partir destas conversas, os alunos praticam o respeito aos colegas,
professores e funcionários”, explica a gestora escolar.
Em seu
primeiro ano no Ensino Médio, o estudante Lourenço Luan Leão Lima define a conversa com os psicólogos como esclarecedora. “Hoje aprendi
muito na palestra sobre o bullying e o resultado que isso causa nas
pessoas. Foi muito esclarecedor entender como as pessoas sentem e como
todos devem ter atenção com o colega próximo para não praticar o
bullying. Esta é uma forma já ultrapassada para estarmos vivendo, pois
ninguém pode desrespeitar a cor da pele, o sexo, as crenças e devemos
aceitar o colega como é e como deseja ser”, ressaltou o estudante.
O
trabalho socioemocional acontece ainda com atividades da Semana
Presente na Rede Estadual de Educação. Nas escolas são desenvolvidas
palestras a partir de temáticas que envolvem competência socioemocional,
fortalecimento de vínculos na escola, empatia, autogestão, construção
coletiva das regras de convivência no ambiente escolar.