Ceti Baurélio Mangabeira realiza Workshop das Profissões

Como ação do programa Jovem de Futuro e integrado à disciplina Projeto de Vida, componente curricular do Novo Ensino Médio adotado nas Redes de Ensino, o Centro Estadual de Tempo Integral Baurélio Mangabeira, localizado no município de Piripiri, desenvolveu um Workshop das Profissões para os seus estudantes, com o intuito de auxiliá-los na escolha de suas profissões para o futuro.


O projeto foi organizado pelos professores ministrantes da disciplina Projeto de Vida, Martinair Santana e Denilson Andrade, que contemplaram os estudantes com uma programação especial para o Workshop das Profissões.


“Essas ações são muito importantes para que o aluno desconstrua as dúvidas que eles têm com relação às mais diversas profissões existentes no mercado de trabalho. Nós sabemos que o nosso público tem muita dificuldade de escolher o ramo profissional que ele vai atuar após a conclusão do ensino médio e o nosso projeto Workshop das Profissões tem justamente esse objetivo de fazer com que o aluno conheça as características de cada profissão, fazer com que ele conheça os seus pontos positivos e negativos e também fazer com que ele desenvolva novas habilidades que o nosso mercado de trabalho tanto exige”, explica o professor Denilson Andrade.


Dividido em três momentos, o Workshop das Profissões movimentou os estudantes a conhecerem e se aprofundarem em um leque de opções para seguirem futuramente no mercado de trabalho. Como primeira ação, os alunos tiveram a oportunidade de receberem em seu espaço educacional, dois profissionais muito reconhecidos na cidade de Piripiri, o professor, biomédico e considerado o doutor mais jovem do país, Guilherme Lopes, e o capitão Rafael do 2º Batalhão da Polícia Militar de Piripiri. Ambos compartilharam com os estudantes suas experiências profissionais, bem como os pontos positivos e negativos da profissão.


A segunda ação do projeto foi o Teatro das Profissões, no qual cada aluno se caracterizou como profissionais de determinadas profissões, colaborando para que eles conhecessem as características de cada profissão e se familiarizassem. O evento foi encerrado com uma terceira ação, composta por um Desfile das Profissões, onde cada aluno desfilou no pátio da escola em tapete vermelho, com o figurino de cada profissão, desde médico, engenheiro, veterinário, estilista, jornalista, psicólogo, modelo, dentre outros.


“Foi um momento muito proveitoso para que o aluno possa escolher com mais segurança, a área profissional que futuramente irão atuar. Temos que estar trabalhando os temas transversais e também temas voltados para o empreendedorismo. Os itinerários formativos são para isso, são trabalhados de forma criativa e inovadora onde as eletivas trabalham a saúde, o meio ambiente, a ética e a cidadania para melhor desenvolver o aprendizado dos nossos alunos”, destaca a coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Auzenir Moraes.