Estudantes de Fronteiras participam de aula de campo em Oeiras pelo projeto Escola Antirracista


No último sábado (26), os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Francisca Pereira de Sousa Morais, localizado em Fronteiras, visitaram a cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí, no intuito de aprofundar os conhecimentos sobre a história do Estado, bem como fatos relevantes da população negra. A aula de campo deu-se em cumprimento do plano de ação do projeto Escola Antirracista-Memórias Literárias. 

O professor proponente, Raonix Sousa, afirma que no novo Currículo do Ensino Médio há múltiplas possibilidades de renovar com responsabilidade sem perder a rigidez necessária na condução do ensino aprendizagem. 

“Muito se tem falado sobre o novo Currículo e muitas são as reclamações sobre tal, mas o que tenho em minhas mãos é a possibilidade de fazer das aulas engessadas, que outrora era o que imperava, para hoje termos um leque de oportunidades na construção do conhecimento, professores reflexivos e alunos aprendentes em sintonia com uma aprendizagem que possa fazer sentido de fato”, completa o professor.

O aluno Murilo Souza destaca que essa aula foi fundamental para abrir o ampliar o conhecimento e desbravar coisas novas que ainda não conheciam no Estado.

“A aula de campo foi ótima… É um tipo de experiência importantíssima para o ensino aprendizagem do aluno(a). Precisamos de mais ações como essa, aulas extracurriculares que auxiliam e instigam o "saber" do estudante(a). Aprendemos sobre relíquias históricas guardadas há séculos no nosso Piauí, conhecemos a capital da fé e sua contribuição para a herança histórica deixada na nossa terra querida. Além de conhecer tudo isso, aprendemos muitos assuntos relacionados a disciplinas diversas, como história, geografia e artes”, declara o estudante.

Participaram ainda os professores Victor e a professora Gessiliana que conduziu a visita nos pontos históricos. A escola tem como diretora Marilene Carvalho.