Estudantes de Bom Jesus desenvolvem projeto cultural Literarte

Uma manhã recheada por apresentações artísticas e exposições que visaram o resgate e a valorização cultural da nação latina, marcou a culminância do projeto Literarte, desenvolvido por estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Franklin Dória, localizado no município de Bom Jesus, a 475 km de distância de Teresina.


Com o objetivo de reforçar o estudo orientado em sala de aula e evidenciar a importância da cultura brasileira e dos países hispanohablantes, o projeto foi idealizado e orientado pelas professoras, Evaneide Ferreira Castro, da disciplina de Arte e Espanhol, e por Marilene Carneiro dos Santos, professora de Língua Portuguesa. O evento trouxe aos estudantes a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos da cultura do Brasil e da Espanha de maneira prática.


A professora Evaneide Castro, uma das orientadoras do projeto, reforça que o evento colaborou para trazer o protagonismo juvenil dos alunos, estes que foram a peça fundamental para o desenvolvimento do projeto. “O protagonismo juvenil dos alunos das turmas de 2º e 3º ano foi notabilizado na ornamentação, no cerimonial e nas apresentações. A arte invadiu o palco dando espaço para apresentações enfáticas em um encontro de culturas”, relata a professora sobre a culminância.


O evento foi marcado por apresentações artísticas de canto, com músicas ao vivo tocadas ao som de violão pelos próprios alunos, trazendo o destaque para a Música Popular Brasileira (MPB), Bossa Nova e músicas em espanhol, além de declamação de poesias e letras musicais, danças com homenagem ao rock brasileiro e dança espanhola, e teatro com a peça Raízes do Sertão.


“A peça, Raízes do Sertão, foi idealizada para contar e homenagear a história do nosso Nordeste. A obra foi inspirada em 3 grandes sucessos que contam a história do povo nordestino, a novela de Duca Rachid e Thelma Guedes (Cordel encantado), a peça de Ariano Suassuna (Auto da Compadecida) e o famoso filme de Cícero Filho (Ai Que Vida). Além de contar a vida dos cangaceiros Lampião e Maria Bonita. A peça abordava mensagens importantes, como: o amor, a justiça, amizade e compaixão, mas seu principal intuito era divertir o público, explica a professora de Língua Portuguesa e orientadora do projeto, Marilene Carneiro.


Nos últimos meses, diversas escolas da Rede Estadual de Ensino têm realizado projetos com foco na Cultura e na Arte para potencializar o conhecimento dos estudantes e fazê-los refletir sobre a valorização e o resgate do seus costumes e tradições através do seu protagonismo.