UAPI dá oportunidade de novos conhecimentos para profissionais já graduados

“Esse curso tem me ajudado a gerir a pasta da educação e a organizar, também, até as minhas próprias finanças pessoais. O curso de administração enriqueceu o meu currículo, como também fez com que eu tivesse uma nova visão administrativa”, contou o secretário de educação de Capitão Gervásio Oliveira, Enivá Araújo de França. Ele é um dos mais de 500 concludentes do curso de Administração da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) que estarão aptos a colar grau neste ano. 


Enivá, que tem 38 anos, faz parte dos alunos da 1º etapa do curso ofertado pela universidade à distância e ele conta que além de já ser graduado em Pedagogia e História e pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Coordenação Pedagógica, a sua vontade era expandir ainda mais seus conhecimentos. Ele, que é professor efetivo da rede pública municipal de Capitão Gervásio Oliveira e supervisor pedagógico efetivo da rede estadual, exerce atualmente o cargo de Secretário Municipal de Educação.  

“Então, iniciei o curso de bacharelado em Administração por ser um curso que influencia diretamente, tanto na vida profissional como na vida pessoal”, contou ele. O concludente fala que o curso de administração enriqueceu o seu currículo, como também fez com que tivesse uma nova visão administrativa, levando as boas práticas do administrador para o seu dia a dia de trabalho. 

A facilidade de poder cursar em sua própria cidade foi fator determinante para que o futuro administrador pudesse pensar em cursar mais uma graduação. Ele conta que as atividades on-line puderam ser conciliadas com seu dia a dia de trabalho. Até dezembro ele irá concluir os últimos detalhes e receberá o título de graduado em Administração em uma solenidade híbrida, promovida pelas instituições responsáveis pelo programa.  

OFERTA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UAPI     

A parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem o objetivo de universalizar o Ensino Superior em todo o Piauí e promover qualidade por meio da educação à distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação. A UAPI iniciou ainda em 2017 com a primeira etapa e a abertura de 60 polos; em 2018, a segunda etapa com mais 60 polos; e a terceira etapa mais 63 polos totalizando 183 cidades piauienses. 

Atualmente é ofertado o curso de Administração, mas o Governo do Estado já estuda a ampliação e a possibilidade de oferta de novos cursos com Projeto de Lei 39/2020 que cria o Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerência as ações, visando garantir informação e qualidade aos cidadãos que desejam ingressar no ensino superior sem precisar sair de suas cidades.