Educadores podem participar do Seminário de Aprendizagem Ubíqua

Realizado pelo Instituto Ubíqua, em parceria com a Brücke Le Pont e Swiss Solidarity, e com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Governo do Piauí e da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg, o Seminário de Aprendizagem Ubíqua (SAU) é um evento para reflexão sobre a aprendizagem ubíqua na educação formal e apresentação da metodologia dos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua e da plataforma web Educar Nestante, adotados em escolas públicas do Semiárido piauiense.


O evento tem como objetivo promover uma discussão ampliada, com a participação de diferentes atores, para a construção e aprofundamento dos conhecimentos sobre aprendizagem ubíqua e sua apropriação na educação formal. O seminário será realizado nesta sexta-feira (01), das 08h30 às 13h30, no formato híbrido, presencialmente no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e on-line por meio do Canal Educação e pelo Zoom Meet do Instituto Ubíqua.


Em sua programação, o encontro contará com a palestra "Que Ser Humano Emerge das Mídias Sociais Digitais”, ministrada por Ana Cristina Suzina, professora do Instituto de Mídia e Indústrias Criativas da Universidade de Loughborough, em Londres (Inglaterra), além de uma mesa redonda com o tema a “Aprendizagem ubíqua, conceitos e práticas. O exemplo do Educar Nestante”, trazendo como convidados, Graciele Barroso, professora e coordenadora Pedagógica do projeto Educar Nestante; Jessé Barbosa, presidente do Instituto Ubíqua; e Fábio Medeiros, professor da Rede Pública Estadual e membro da Equipe do Educar Nestante. O momento será encerrado com uma mesa de debate sobre “A aprendizagem ubíqua na educação formal”, com a participação de Nádia Nogueira, gestora da Coordenação de Tecnologia Educacional (CTE) do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI); Mazé Mendes, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da SEDUC; Geórgia Cruz, professora da Universidade Federal do Ceará e do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGrim) e Viviane Holanda, diretora da Unidade de Mediação Tecnológica do Canal Educação.


 O seminário é destinado para professores da Rede Estadual de Educação, equipes e alunos das escolas que participaram do projeto Educar Nestante, professores, tutores e coordenação de projeto das organizações membros da Rede Ponte, Membros do Coletivo de Comunicação Cidadã, convidados de outros países e membros dos programas da Brücke Le pont da Suíça, que devem realizar sua inscrição até o dia 30 de novembro, através do site, ubiqua.org.br/sal . Os demais participantes que se interessarem, o investimento é de R$ 50,00, que devem ser pagos no ato da inscrição.