Feira das Profissões movimenta estudantes em São Pedro do Piauí

A escolha de uma profissão não uma tarefa fácil para os estudantes, são inúmeros cursos e profissões a seguir. No entanto, a orientação vocacional desses jovens, por meio da realização de feiras de profissões dentro do ambiente escolar, pode esclarecer e diminuir essas dúvidas e facilitar a escolha futura.

Com o objetivo de apresentar as práticas pedagógicas no campo da agropecuária e apresentar as principais perspectivas e desafios que o Técnico em Agropecuária irá vivenciar durante sua vida profissional, a Escola Família Agrícola de São Pedro do Piauí (EFASPI), localizada no município de São Pedro, realizou a segunda edição da Feira das Profissões, trazendo, como público-alvo, todas as turmas de 9° ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais, além de todas as comunidades da região.

O Diretor da EFA de São Pedro do Piauí, Thalisson Pereira, enfatiza que a Feira é um importante evento para que os estudantes possam definir sua carreira profissional futuramente. “A Feira de Profissões é um encontro importante, realizado no espaço escolar, que nos permite apresentar, para os alunos do 9° ano que estão concluindo o Ensino Fundamental, as nossas práticas produtivas e pedagógicas. Esses alunos, que visitam a escola nos dias da feira, passam a conhecer as ações desenvolvidas na EFA e podem idealizar questões a respeito de um curso e uma profissão. Na Feira, isso pode ficar mais claro por conta do contato com pessoas que estão vivendo esse dia a dia, além de terem mais chances de acerto na hora de escolher sua carreira.  É uma oportunidade, também, de motivá-los a fazer parte da escola no ano seguinte”, disse.

Com o tema "Perspectivas e Desafios do Técnico em Agropecuária na Atualidade”, o evento alcançou um público de 240 visitantes, que prestigiaram as apresentações nos estandes produtivos e salas temáticas da escola durante os dois dias de programação. Contando ainda com a presença de alguns representantes de órgãos públicos, como a Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI), a Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí (AEFAPI), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Sindicato de Trabalhadores Rurais e algumas escolas municipais parceiras.

A Escola Família Agrícola, de São Pedro do Piauí, contribui com a formação de técnicos agrícolas, que compreende a área das Ciências Agrárias e por isso é voltada ao produtor do campo e ao meio rural. A Instituição de Ensino oferta, aos seus estudantes, o Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Agropecuária.