Seduc lança Campanha de Matrículas para 2023

“Quero destacar a minha alegria de anunciar a campanha de matrículas para Rede Estadual de Educação. Esse ano de 2022 foi um ano diferente, um ano de pós pandemia com muitos desafios, e agora para 2023 nós vamos com tudo. Faremos uma busca ativa forte, pois fora da escola ninguém pode ficar, lugar de estudante, criança e jovem é na escola. E aquele adulto que ainda não concluiu a educação básica, volte para a escola também, pois nós temos a educação de jovens e adultos, que é uma política forte da rede estadual de educação. A nossa educação vem, ano após ano, trazendo excelentes resultados. Queremos garantir que o ano de 2023 seja o ano da educação para o nosso Estado do Piauí”, declarou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

O evento contou com a presença de algumas autoridades públicas como a governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o diretor do Tribunal de Contas, Gilson Araújo, além de gerentes regionais de educação, gestores de escolas e estudantes.

A governadora Regina Sousa, em sua fala, destacou os avanços da educação do Estado e mobilizou os estudantes a colaborarem nessa busca por pessoas que estão fora da escola e precisam concluir a educação básica.

“Nós temos a mania de só valorizar aquilo que é pago, que é particular, por considerarmos melhor, mas nem sempre é. Nós já vimos aí que com as políticas de promoção de igualdade os nossos alunos da escola pública conseguiram alcançar lugares fantásticos nas universidades. Estamos vendo os nossos alunos alcançarem o primeiro lugar em medicina, então significa que alguma coisa mudou. Vocês meninos e meninas que são alunos da rede pública podem colaborar nessa busca ativa para trazer pessoas que estão fora da escola. Temos que ter orgulho da nossa educação pública estadual”, disse a governadora.

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, afirma que a meta para 2023 é aumentar o número de estudantes integrados nos 224 municípios do Estado para 260 mil.

"A Seduc lança hoje o edital de matrícula, onde no período de 23 de novembro a 23 de dezembro teremos um momento de matrículas novas, mas paralelo a isso já temos um processo de 24 escolas que estão realizando testes seletivos. Dentro do período de matrículas online, nós temos uma fase importante que é a confirmação dessa matrícula que acontece entre 26 de dezembro a 13 de janeiro. A Secretaria em 2022, tem em média 220 mil alunos na rede, então nós temos uma meta para 2023, que é aumentar para 260 mil, onde a gente tem em todos os 224 municípios, diferentes etapas e modalidades, e dessa forma atendendo com o nosso estudante, o direito de educação e o direito de aprendizagem", explica a diretora.

A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, revela que a Campanha de Matrícula 2023 tem muito significado para toda a rede estadual, porque de fato a escola estadual tem se desenvolvido ao longo dos últimos anos. “Os resultados alcançados em nível nacional tem nos dado realmente esse orgulho grande da escola estadual. Nesse momento estamos com a transmissão pelo Canal Educação com esse evento. Com essa campanha, nós queremos chegar em todas as escolas, para todas as pessoas e para que todo o público tenha a consciência de que as escolas da rede estadual orgulham muito todo o cidadão piauiense", declara.

Gabriela Oliveira, coordenadora do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, declara que a meta a ser alcançada para 2024 é que mais de 50% das crianças do Estado do Piauí estejam alfabetizadas. "É muito importante que as crianças estejam na escola. A nossa meta é que, daqui para 2024 nós tenhamos mais de 50% das crianças do Estado Piauí alfabetizadas, e para isso nós precisamos que as crianças estejam dentro da escola. Então essa campanha de hoje é para potencializar as matrículas das crianças na escola e também para valorizar essa questão da alfabetização, enfatiza ela.

O diretor do Centro Estadual de Tempo Integral Padre Joaquim Nonato, Antônio Gomes, relata que a escola foi reformada e passou por um processo de modernização, a estrutura ficou maravilhosa para acolher os estudantes. “A gente tem visto que a rede estadual tem crescido muito, a procura está muito grande, e para nós isso tem sido algo maravilhoso, a presença dos pais matriculando seus filhos, porque lugar de criança é na escola”.

Já Karline Sousa, mãe de uma das estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral Modestina Bezerra, colocou que esse é um grande momento de busca ativa pelas matrículas nas escolas. Quero parabenizar o Governo de Educação e toda a equipe de gestão da Secretaria de Educação pelo grande passo que se tem dado ao longo de décadas diante de um trabalho feito com responsabilidade e compromisso. Sou privilegiada por ter uma filha que estuda em uma escola da Rede Pública Estadual”, comemorou.

Matrículas na Rede Estadual de Educação

Seguindo o Edital que estabelece diretrizes no âmbito das Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual do Piauí para o Ano Letivo de 2023, as matrículas da Rede Estadual de Educação se iniciam, oficialmente, na quarta-feira, dia 23 de novembro.

A Matrícula Nova para o ingresso dos alunos na Rede Pública Estadual de Educação Básica do Piauí acontece por meio do site www.seduc.pi.gov.br/matricula , no período de 23 de novembro a 23 de dezembro de 2022, sendo obrigatória a entrega de documentação descrita no Edital.

É importante lembrar que as escolas deverão assegurar o acesso ao site de matrícula aos estudantes que tiverem algum tipo de dificuldade no acesso à internet.